A terceira rodada da pesquisa Serpes/O Popular divulgada neste domingo (12), o primeiro levantamento estimulado após o quadro oficial de candidaturas, aponta o senador Ronaldo Caiado (DEM) na liderança da disputa pelo governo de Goiás, com 39,8% das intenções de voto. O percentual é o mesmo registrado pelas outras rodadas da sondagem.
Já o governador José Eliton (PSDB) aparece com 9,9%, seguido pelo deputado federal Daniel Vilela (MDB), com 8,6%, em empate técnico com o tucano.
A professora Kátia Maria (PT) registra 2,9% das intenções de voto, também em empate técnico com o professor Weslei Garcia (PSOL), com 2%. Marcelo Lira (PCB) tem 0,9%. Ele não foi incluído nas pesquisas anteriores pois a candidatura só foi lançado pelo partido em julho.
O PCO aprovou o nome da professora Alda Lúcia Monteiro de Souza para a disputa ao governo do Estado, no entanto, a ata do evento só foi divulgada após o registro da pesquisa na Justiça Eleitoral, por isso o nome dela não configura na lista de candidatos na pesquisa estimulada.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 10 de agosto, com 801 eleitores. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos porcentuais. Do total de eleitores, 19,4% se disseram indecisos e 16,6% relataram que não vão votar ou vão anular o voto.
Neste cenário, a pesquisa foi estimulada com cartela, ou seja, os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor.
A pesquisa foi contratada pela J. Câmara e Irmãos/Jornal O Popular e registrada com o protocolo número BR-03484/2018 no Tribunal Superior Eleitoral e protocolo número GO-00996/2018 no Tribunal Regional Eleitoral, ambos no dia 5 de agosto de 2018. A responsabilidade técnica é da Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda.⠀
Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, Caiado tem 15,5%. Eliton foi citado por 3,7% e Daniel, por 1,9%. Weslei tem 0,5%, Kátia, 0,4% e Marcelo Lira, 0,2%. 64% dos eleitores se disseram indecisos e outros 12,9% afirmaram que anularão o voto ou não votarão.
Segundo Turno⠀
Em uma simulação de segundo turno, em uma possível disputa entre Ronaldo Caiado e José Eliton, o democrata venceria hoje com 49,7% contra 19,5% do tucano. Nesse cenário, indecisos são 14,6% e 16,2% afirmam que não votariam.⠀
⠀
Já em uma possível disputa entre Caiado e Daniel Vilela, o democrata ganharia com 49,3% contra 18,4% do emedebista. Nesse cenário, 16,9% anulariam o voto ou não votariam e 15,5% estão indecisos.⠀