Quem já precisou da casa de apoio ao cristalinense, em Goiânia, sabe como ela é importante no momento de fragilidade que uma eventual doença os leva até lá.
Entendendo desta forma, o prefeito Daniel do Sindicato cumpriu sua tarefa de gestor e foi constatar pessoalmente, dia 13 passado, em que condições atua o correspondente endereço de Cristalina na Capital.
Daniel verificou a higiene, o atendimento e profissionalismo dos responsáveis pela casa. Aproveitou para avaliar o carinho e o respeito dispensados aos hóspedes.
Houve o depoimento de um cidadão de Cristalina que assim graduou: “alimentação muito boa, dormitórios e qualidade em geral; aqui está muito bom, tendência sempre melhorar”.
Iniciativa da prefeitura de Cristalina em parceria com a FAEG – Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, intermediada pelo presidente José Mário Schreine, “A Casa de Apoio ao cristalinense em Goiânia foi criada a mais de 15 anos com o intuito de dar suporte a alguns poucos pacientes que eram regulados para o município de Goiânia para realizarem algum tipo de procedimento médico. Tornou-se atualmente uma referência municipal no quesito saúde. Juntamente com as equipes com ela envolvida (Secretaria de Promoção Social e Secretaria de Saúde), a CASA consegue atender a contento mais de 700 pessoas mensalmente, garantindo a regulação e agendamento dos procedimentos médicos (consultas, exames, cirurgias, entre outros); transporte intermunicipal; 4 refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar); transporte aos hospitais e clínicas; alojamento (pernoite e banho); entre outros serviços.
Uma nova gestão municipal se inicia e com ela vários desafios; um deles é levar saúde de qualidade a todos cristalinenses, para isso, varias idéias e proposta de melhoria tem sido estudada para implantação na Casa de apoio.
Sabemos das limitações e pontos fracos existentes e é neles o foco da atual gestão, iremos trabalhar afinco para sanar os atuais problemas e melhorar ainda mais o que já era bom!”(Texto de janeiro de 2017 extraído do facebook @casadeapoiodecristalina, por ocasião da visita da secretária de promoção social Marleide Fernandes e o vice-prefeito Luiz Henrique, conheceram a estrutura física e o quadro de funcionários, levantaram os pontos fortes e fracos da Casa e já estudam um plano de ação para melhorar seu funcionamento).
A casa de apoio recebe constantemente o acompanhamento da secretária Marleide, de forma a manter as boas condições gerais de atendimento. Vale lembrar que todo esse atendimento é gratuito.
Existe também em Cristalina a casa de apoio a uma população de pouco mais de mil agricultores que precisa se deslocar e permanecer na cidade em procedimentos clínicos.
Indivíduos integrantes de assentamentos da região recebem atenção integral em 16 leitos, com hospedagem, refeição e orientações desde o início de 2017, quando assumiram o prefeito Daniel e seu vice Luiz Henrique.
- Sempre atenta, Marleide Barros se faz presente constantemente na unidad