Obedecendo a vocação agrícola do município, os jovens de Cristalina, interior do estado de Goiás e entorno do DF, já podem inscrever-se ao vestibular para o curso de Agronomia do Instituto Federal Goiano, naquela cidade.
O que esses jovens nem imaginam é o empenho necessário do prefeito de Cristalina, Daniel Vaz – Daniel do Sindicato – para trazer o tal curso para o IF local. Nasceu de uma vontade desde o primeiro ano de seu mandato e, por acreditar na aptidão do município, a agricultura, e no potencial da juventude conterrânea, Daniel peregrinou pelas repartições do Poder, tanto em Goiânia como em Brasília, em parceria com a ex-senadora da República do Brasil, Lúcia Vânia, para viabilizar o feito.
Outro companheiro desde o início da jornada de busca do curso é o diretor do IFG de Cristalina, Eduardo Vasconcelos. Para este, Daniel confessou-se extremamente satisfeito e feliz com a conquista: “É um sonho para nós e para nossos jovens. É a primeira vez na história que teremos um curso desta importância em Cristalina, o qual vai mudar a vida de muitas famílias”.
Quanto à ex-senadora, Daniel reconhece em Lúcia Vânia, sua madrinha na política, o empenho em conseguir emendas impositivas no valor de 1,4 milhão de reais para Cristalina, que ajudaram a ampliar a quantidade de salas de aulas e do auditório do IF. “Lúcia Vânia sempre teve a mão estendida para nós e foi responsável direta pela transformação do IF de Cristalina em campus e pela aprovação do curso de agronomia junto ao MEC”, conta Daniel.
Outros nomes que o prefeito Daniel considera importantes para esta vitória são os do então reitor do IF, Vicente Pereira; do deputado federal Major Vitor Hugo, líder do Governo Bolsonaro na Câmara, que o levou ao ministro da Educação, Abrahan Weintraub, para liberar a contratação de professores para o curso; e do empresário Jelson Bedin, que de forma totalmente desprendida doou 80 hectares para serem utilizados pelos professores e alunos que estarão envolvidos no curso que chega em um momento especial para os cristalinenses.
Foi um verdadeiro presente de Natal: “A soma de todos esses esforços e o perfil econômico do município favorecem o curso de agronomia, que será um marco na vida de todos os cidadãos que acreditaram e acreditam no nosso trabalho. A cidade está recebendo um verdadeiro presente de Natal”, destaca o prefeito.
Entretanto, Daniel lembra que as outras áreas da gestão municipal não foram relegadas. Ele fala da pasta da saúde que tem o Hospital Municipal totalmente reformado e como consequência o aumento de leitos para três vezes mais que o atual.
“Estamos encerrando o ano com muito trabalho e muitas conquistas, o que vai permitir que a gente comece 2020 cheio de esperanças e com o vigor renovado”, assina Daniel.