Atualmente, cerca de 300 pacientes de Catalão visitam a cidade mensalmente para tratamento.
Hospedagem, alimentação e apoio serão, sem dúvida, motivos de alívio a mais para aqueles que se tratam ou acompanham amigos e parentes em Barretos.
Quase cem quilômetros a mais do que de Catalão a Goiânia, o percurso a Barretos, interior do Estado de São Paulo, vai sair dos sonhos e se tornar realidade para pacientes que tratam no Hospital do Câncer daquela cidade.
O prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior, enviou emissário a Barretos neste final de dezembro, para definir um plano de implantação de uma casa de apoio, nos moldes da outra existente em Goiânia. Trata-se de Welington, coordenador da casa equivalente em nossa capital , que conhece tudo a respeito do funcionamento desse tipo de instituição.
Catalanos que necessitam, em Goiânia, da casa de apoio para se hospedarem, alimentarem e até mesmo receber o afago de estar em companhia de outros conterrâneos, conhecem o valor que este tipo de empreendimento tem.
Atualmente, a secretaria municipal de saúde de Catalão disponibiliza o transporte até Barretos, para quem é usuário daquele hospital. Mostrando excelente capacitação para gerir os assuntos da pauta da saúde, Adib e o secretário Velomar, ordenaram que o Wellington alugue, lá em Barretos, uma casa, com boa e funcional localização, do tamanho ideal e reproduza lá tal qual ele fez aqui em Goiânia.
Será um bálsamo para quem necessita cruzar o estado de Goiás e parar em São Paulo para cuidar de assuntos de saúde.
O plano de transporte e hospedagem prevê, após um reforçado café da manhã, saída das vans do pátio da prefeitura de Catalão e após a chegada em Barretos disponibilizar a pacientes e acompanhantes eficiente serviços de hospedagem, refeições e apoio.
“Estamos investindo maciçamente na Saúde, e minha intenção é ampliar a assistência que a Prefeitura já dá aos catalanos que necessitam de tratamento de câncer. A Casa de Apoio em Barretos já era um projeto antigo que vislumbrava e acho que é o momento de iniciarmos esse estudo e disponibilizarmos mais esse benefício aos catalanos,” finalizou Adib Elias.