Não é adivinhação e ninguém tem bola de cristal.
Os números expelidos pelas urnas nas eleições de 2022 vaticinam como serão os desempenhos de certos políticos nos pleitos municipais em 2024.
No município de Ouvidor, eles, os números, contam o seguinte:
– O prefeito de Ouvidor, Cébio, conhecido como Cebinha, originalmente recebeu a benção do ex-prefeito Onofre Galdino para ser eleito gestor daquele município em 2020.
A razão pela qual os dois tenham se afastado é assunto para outro momento. Sabe-se que, além de diversas rusgas, no pleito de 2022 ambos apoiaram candidatos diferentes para vagas no congresso e câmara estadual.
Por seu lado, Cebinha apoiou a deputada federal eleita, Flávia Morais (PDT), com 142.155 votos no estado, e 2.565 votos em Ouvidor; e o candidato à Alego, eleito, Henrique Cesar (PSC), com 40.359 votos no estado, e 2625 votos em Ouvidor.
Onofre Galdino e seu grupo, por sua vez, empurraram o candidato a deputado estadual, não eleito, Rodrigão, com 10.166 votos (SD), em todo o estado, e 990 em Ouvidor; e Márcio Correia, com 59.829 votos (MDB) a deputado federal em todo estado, e 292 votos em Ouvidor.
Eleitos e não eleitos, por si, mostram a força que cada grupo vai poder imprimir em seus trabalhos e pedidos.
Ao abrir das urnas, a força política de ambos os grupos foi medida conforme os resultados apresentados na terra do minério. Uma diferença que precisa ser anunciada e festejada pelo atual prefeito, contra, provavelmente, seu futuro opositor, pegando como base os candidatos a Câmara Federal, Flávia Morais, apoiada pelo grupo do Cebinha obteve 41,17% dos votos validos, enquanto Márcio Correia, 4,69%.
Cebinha tem a seu favor a excelente gestão municipal que tem feito aliado aos dois políticos de também excelentes quilates eleitos com números expressivos para a câmara estadual tanto quanto para a federal.
Onofre Galdino e seu grupo se renderam à derrota vexatória de seus apoiados em Ouvidor.
No resumo, o prefeito de Ouvidor – Cebinha, tem a seu favor a postura republicana com que administra o município e os números de seus apoiados nas eleições de 2022.
Os ‘Galdinos’, como são conhecidos Onofre e Eleder e o grupo, têm contra si, escândalos de corrupção na gestão municipal do primeiro, perseguições políticas e agora os rasos números de fracassos de seus apoiados.