Deusmar Barbosa, vereador de Catalão e presidente da câmara municipal pelo MDB, tem a nobre indicação para filiar-se ao Democratas e é pré-candidato ao cargo de deputado estadual pelo município pela nova legenda. Tudo normal se não fosse o acréscimo de que a “bênção” veio do prefeito Adib Elias Júnior, MDB, que agora apoia o pré-candidato ao governo do Estado de Goiás, Senador Ronaldo Caiado, também Democratas.
Esse contrapeso vai ser o ponto de desequilíbrio do pleito em favor de Deusmar. Elias é, simplesmente, o maior líder político do sudeste goiano; além da região sudeste, ninguém mais no Goiás teve o prazer de experimentar o que é ter o seu município gerido por Adib Elias.
Analistas políticos garantem que Deusmar Barbosa esteve hoje em Goiânia, buscando assessoria jurídica para transferir-se ao Dem, em acato à orientação do prefeito de Catalão.
Curiosamente, Elias vai ao apoio de Caiado sem evadir-se do MDB e carrega consigo um ‘caminhão cheio’ de correligionários em curiosa oposição às diretrizes de seu partido. Diga-se de passagem, o MDB, nos últimos 20 anos, dignou-se a servir o PSDB de Marconi como ‘sparring’ em 5 eleições majoritárias, contentando-se com o segundo colocado (que na política não leva absolutamente nada).
Quem é Deusmar Barbosa?
São 40 anos como unha e carne, amigos sempre, ambos atuantes para o MDB; Deusmar teve origem no seio do povo. Comerciante sem muito sucesso, tem a língua afiada, a percepção aguçada, e mais 29 de casa de leis que lhe dão bagagem invejável dos trâmites entre edis.
Combatido na câmara de vereadores, por anos, como todo o soldado – invencível o é em sua cadeira principal, ou mesmo como coadjuvante, pois em peso. Resistindo, vai agora trocar de sigla, saindo por cima e com total apoio do maior nome do MDB goiano.
Cartas na mesa. Quem ganha?