OBRA DA SEGUNDA ETAPA DE CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO PIRAPITINGA TERÁ UM CUSTO ESTIMADO EM R$ 20 MILHÕES.
No ano de 2018 a grandiosidade da obra da primeira fase da canalização do Ribeirão Pirapitinga, na cidade de Catalão, não intimidou o prefeito Adib Elias e sua equipe.
Planejou, organizou tudo o que era preciso para o trabalho daquela obra de vinte e dois milhões de reais e a colocou em prática, correspondente ao trecho da Avenida Ricardo Paranhos – de frente ao Santo Pane, até a ponte chamada Manca, na Avenida Margon.
A empreitada sofreu desafios naturais apresentados pelas chuva daquele janeiro do mesmo ano, que praticamente arrasou tudo o que tinha sido feito e ainda ceifou a vida de dois funcionários que nela trabalhavam.
Sobre a canalização da primeira etapa
A obra totalmente finalizada inclui acessibilidade, iluminação, sinalização e paisagismo. A ordem de serviço para início da canalização do Ribeirão Pirapitinga e vias marginais, foi dada pelo Prefeito Adib Elias e os trabalhos foram iniciados exatamente 16 de abril de 2018. Um investimento de cerce de R$ 22 milhões que ao longo dos últimos 17 meses contemplou a execução de serviços primordiais como: canalização em concreto armado com 416 metros de comprimento, 8 metros de largura e 3,50 metros de altura; movimentação e terraplanagem de 286.854,33 m³ de solo; preparo e lançamento de 5.741,88 m³ de concreto usinado; armação de 135.294,05 kg de aço; execução de 21.176,08 m² de asfalto tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente – o de maior qualidade e durabilidade) com espessura de 3,00 centímetros; 2.645 metros de rede de iluminação pública moderna com 57 postes e 92 luminárias em LED; e execução de 3 pontes em concreto armado.
A obra foi viabilizada através de Transferência Legal junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. Essencial para mitigar os impactos causados pelas inundações na cidade de Catalão, bem como diminuir a vulnerabilidade de toda população aos efeitos destes eventos naturais, a obra concluída é sinônimo de desenvolvimento, segurança e mais qualidade de vida para os catalanos.
A gestão e acompanhamento da obra, bem como de todos os processos administrativos foram de responsabilidade e executados cuidadosamente pela Prefeitura Municipal de Catalão.
Além de todos os benefícios, durante o período de trabalho foram gerados cerca de 48 empregos direitos e mais 100 empregos indiretos.
(fonte: Prefeitura do Município de Catalão).
Além da estrutura da primeira fase, a superfície à direita de quem vai para a Vila Margon, foi completada com o plantio de mudas nativas da região no ponto em que se denominou Nós que dos Ipês, com uma bela homenagem ao catalano Edson Democh. A
iluminação em led fechou a obra conferindo ao local um ponto de turismo para os visitantes e de lazer para a população local.
Toda a formosura da primeira fase e os resultados funcionais e práticos vão se repetir a partir de hoje, 20 de abril de 2021, quando o prefeito Adib Elias fez o lançamento da segunda etapa da canalização, ao custo de aproximadamente vinte e quatro milhões de reais, do mesmo ribeirão que vai completar a Avenida Raulina F. Paschoal – da ponte da Vila Margon até a antiga Parmalat, fazendo esquina com a avenida Leopoldo Evangelista da Rocha.
A Avenida Raulina, com esses novos 516 metros de extensão deverá, assim, transformar-se na principal artéria de trânsito rápido de Catalão cruzando a área urbana da cidade, do bairro Santa Terezinha até o Bairro Santa Cruz, no outro extremo, dando oportunidades de trânsito para os motoristas que saem do distrito industrial ou da BR 050 e seguem para o sentido oposto, acompanhando o ribeirão.
A limpeza das margens do ribeirão iniciou-se assim que o prefeito de Catalão terminou seu discurso e devem prosseguir as obras num final planejado para meados de 2022.
Detalhes à parte, esta segunda fase não deverá ser inferior em estrutura e modernidades do que a primeira.
Estão previstas pistas largas para o trânsito de veículos, criação de parques ecológicos lineares e processos de drenagem e iluminação ainda mais avançados.
A cerimônia de lançamento da obra pelo prefeito Adib e o vice, João Sebba, contou com a presença de várias autoridades locais e inclusive a do Deputado Federal José Nelto, que tem ajudado muito o município perante o governo federal.
Com esse complemento, as gestões de Adib Elias completaram cem por cento de urbanização das margens do Ribeirão Pirapitinga que atravessa a cidade.
Quanto ao lado político da atuação do prefeito Adib, são vinte anos de administração e de entregas de centenas de obras em suas gestões.
Entre outras, Adib Elias relembrou a ETE, Estação de Tratamento de Esgotos de Catalão, que está pronta, faltando ser entregue oficialmente à população, ao custo de quarenta milhões de reais.