Em época de eleições municipais, a imprensa precisa entrar em ação e levar ao conhecimento da população os detalhes que podem influenciar numa errada ou correta escolha de seu candidato a prefeito.
Necessário é lembrar que a lógica implica em eleger o mais experiente para a função, evitando que a coisa pública caia nas mãos de oportunistas e candidatos que nada conhecem de administração.
Para Catalão, até agora, temos uma lista de pré-candidatos para a qual se deve olhar com desconfiança: Elder Galdino, irmão do prefeito do município de Ouvidor, experiência zero de gestão pública, diz que é de Catalão, mas raramente é visto por aqui, desconhece qualquer região da cidade, não existe um registro sequer de uma benfeitoria para Catalão. Afinal, quem estará por trás dele? Seu irmão Onofre. Onofrin – como é conhecido – admitiu em entrevista de rádio que estará junto com o irmão (se ele for eleito) auxiliando-o na direção do município.
O ilustre desconhecido e milionário não pode concorrer ao cargo em Ouvidor, devido à lei eleitoral, a família então vai tentar a sorte em Catalão.
Elder carrega em seu grupo, nomes famosos da derrocada catalana da gestão Sebba: Sousa Filho, Marcelo Mendonça e outras figuras carimbadas pelo ministério público como atores da improbidade pública, dando desvio de numerário do erário público.
Gustavo Sebba, carrega o peso do sobrenome que nos arremete ao pai, Jardel Sebba, cidadão que lutou tanto para ser prefeito de Catalão e quando conseguiu – e ainda tinha o governo estadual de seu lado – transformou o município numa terra destruída, com graves problemas em quase todas as áreas da administração pública.
O deputado estadual Gustavo, que não conseguiu o cargo graças aos votos do município, também é um ilustre desconhecido e nunca nada fez por Catalão, a não ser dirigir alguma emenda parlamentar que muito pouco contribuiram
O bloco de franco atiradores é composto dos empresários Luciano Tampa e André Borges. O primeiro, apesar da experiência zero, teve a imensa oportunidade de ser o secretário de esportes na falida gestão de Jardel Sebba. O máximo que conseguiu fazer foi aterrar a piscina olímpica do clube do povo e transformá-la numa quadra de peteca, inutilizando-a para sempre.
O segundo, André, um ilustre desconhecido, que ganhou notoriedade quando negou envolvimento num processo de receptação de carga roubada de 24 toneladas de fertilizantes. Alegou inocência ao ser flagrado com a carga dentro de sua empresa. O comando de divisas e a polícia civil de Goiás não entenderam da mesma forma e André foi conduzido, e responde processo pelo ato.
Por derradeiro na listagem e, com efeito, o mais experiente de todos é Adib Elias, atual prefeito, que se apresenta como o candidato a ser batido.
Adib executou, ou está por terminar, uma lista de 72 obras em Catalão, só nesta gestão. Não são obras simples e sim de complexidade, funcionalidade, tamanho e investimos ímpares.
Obviamente, não cabe listarem-se todas nesta matéria, mas algumas merecem nota:
A canalização do trecho da Avenida Raulina (do Santo Pane até a ponte manca) e a reconstrução de parte da obra depois do fatídico 29 de janeiro de 2020.
O arco viário que liga a GO 330 ao trevo das mineradoras na BR 050, que está para ser entregue; o Centro de Castração para Pequenos Animais; a represa da biquinha – destruída pela gestão Jardel, foi reconstruída e urbanizada pela atual administração. As praças Duque de Caxias e Getúlio Vargas, modelos de restauração e reconstrução, ambas além de grande aparelho de lazer para a população tem a função de ponto turístico para os visitantes da cidade.
A obra de Adib Elias mais visada no ano de 2020 sem dúvida foi o lançamento da licitação para o Centro de Tratamento para Dependentes Químicos de Catalão, a mais esperada pelas famílias e já com a verba separada para a efetiva conclusão.
Muito recentemente, um renomado radialista vereador de Catalão que desalinhou-se com o grupo de Adib Elias, esteve numa emissora e vaticinou que acredita restarem apenas dois candidatos ao final das contas para disputarem a prefeitura do município. E você, concorda? Aqui entre nós…Candidato de verdade, depois do péssimo modelo administrativo comandando pela turma do #TrocaRenova, existe apenas um.