A capacidade de renovação do político Adib Elias, Prefeito de Catalão, sempre surpreende até mesmo os mais próximos dele.
Retornando ao cargo executivo recentemente (2017), substituindo uma fracassada gestão peessedebista que deixou Catalão ao caos, em campanha eleitoral para o gestor estadual, Adib Elias ajudou a trazer pela mão à cadeira de governador o candidato ao governo de Goiás, Ronaldo Caiado. Missão dada, missão cumprida.
Isto feito, tratou de cuidar de sua cidade natal, da qual foi encarregado, novamente pelo povo, de ser prefeito.
Como sempre, criou uma força tarefa da qual ele próprio é o comando central, encarregada de resgatar Catalão do embrulho em que se encontrava. Planejou muitas obras e pôs-se ao trabalho. Entrementes, organizava-se em Goiânia, em 2018 e por de trás deste político e prefeito, uma trama perpetrada pelo presidente do MDB goiano, Daniel Vilela, visando cuspir fora do partido o seu maior concorrente. Tendo sido vitorioso, Vilela não contava com o fato de Adib Elias possuir essa capacidade de auto renovação surpreendente.
Dono de um espírito empreendedor fora do comum, Adib Elias preocupou-se inicialmente em sanear Catalão e pôs em prática o plano de obras que havia traçado em campanha. Revigorado com a vitória municipal, planejou para sua cidade, entre as 67 obras que hoje estão em andamento, o prolongamento da Avenida Raulina Fonseca Paschoal até a Avenida Margon, após a Panificadora Santo Pane e, numa segunda fase, a continuação dela até a cerca da antiga Parmalat, ligando-se transversalmente à Avenida Leopoldo Evangelista da Rocha. Essa obra não é só a menina dos olhos da administração Adib Elias; trará junto com ela a continuação do processo de valorização imobiliária para a região dos bairros: Vila Liberdade, Vila Margon, Alto da Boa Vista I e II, Setor Village e do lado sul da cidade, para os setores Bairro Santo Antônio e Santa Terezinha entre outros.
Não menos importantes, entre tantas outras, listam-se as obras destinadas ao Distrito de Santo Antônio do Rio Verde, a Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos, do CIOM – Centro Integrado Odonto Médico Doutro Édison Fayad, a readequação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento hospitalar), a reforma do Hospital Materno Infantil, as primeiras 23 casas de um total de 500 que serão entregues à população que ainda não possui moradias e muitas outras obras que colocam a cidade de Catalão em posição confortável de atendimento à população comparada às demais em todo país.
Parando um pouco para respirarmos e voltando os olhos para a pessoa de Adib Elias, observamos que: o Prefeito, há alguns meses, parece renovado. Está em forma, boa aparência, saudável o suficiente para às seis da manhã ser visto pela cidade tratando de assuntos afins. Revigorado, essa é a palavra; revigorado para fazer, no melhor estilo, política praticada pelo seu lado estadista.
Sem partido, até onde se comenta à ‘boca pequena’ e resolvidas as pendências no município, Adib já está aglutinando forças para iniciar sua política em nova agremiação (ainda não se sabe qual). Sabe-se que, no campo da teoria política, está em fase de consolidação, um eixo que compreende os municípios de Cristianópolis até Três Ranchos, incluindo-se os da região administrativa da Estrada de Ferro, que chegará a aproximadamente 16 cidades (podendo chegar a 22), com o intuito de suprir elementos para locupletar a tal sigla. Seria uma população atual de quase 700 mil de habitantes. Esse montante de população trata de indivíduos que estão encantados com Catalão e gostariam de ver suas cidades espelhadas na cidade das flores. Isto do que falamos é o combustível político que fará seus governantes aderirem ao ideal do novo partido de Adib Elias, aglutinando forças suficientes para construir sob qualquer denominação o maior partido do sudeste goiano e muito breve do Estado de Goiás.
Conclusão
A boa e positiva reflexão é a mãe da sorte. Olhando para a figura de Adib Elias, para tudo o que está sendo feito em Catalão, a (apesar do infortúnio econômico no restante do Brasil) prosperidade pujante e latente que se observa pelas ruas, as boas providências de saúde à disposição da população, a cidade limpa e organizada, certamente, o novo partido contratará políticos importantes das regiões citadas, transformando a todos em gestores da sociedade a qual pertencem, possibilitando que o Estado de Goiás suba mais um degrau na escalada de progresso natural.