“A mesma praça …O mesmo banco”… Restaurar é respeitar a memória.
O prazo entre o lançamento da obra e a inauguração da Praça Getúlio Vargas, no centro de Catalão, transcorreu em absoluto clima de euforia por parte da população e até mesmo dos próprios gestores do município.
O plano para reformar e devolver à mesma o aspecto original, foi um desafio para o departamento de obras da prefeitura e o disparo do sentimento de ansiedade da população, principalmente entre aqueles que conhecem a concepção inicial.
O dia vinte e três de abril de 2019, data muito anterior ao conhecimento da pandemia, ficou marcado como um dia especial por ser o lançamento do início dessa “obra de arte”. Um sonho, pois está aqui um dos pontos mais importantes e por onde já passou tanta história de incontáveis pessoas de Catalão”, exprimiu Adib Elias – Prefeito de Catalão – ao lado da equipe que também arregaçou as mangas para entregar hoje (quinze de junho de 2020) a mais bela de todas as praças da cidade.
Na inauguração reservada e obedecendo aos requisitos do período de isolamento e distanciamento social, os populares e autoridades que lá estiveram, admiravam boquiabertos o cuidado na restauração capaz de levar às lágrimas quem a conheceu no passado: o relógio (reconstruído originalmente pela Dimas de Melo Pimenta), os típicos bancos para assento, com as propagandas contemporâneas, o coreto tal qual na primeira inauguração, a fonte de água, os caquinhos do piso e tudo mais que arremete às memórias da mesma praça no passado.
Foi entregue e deverá ser bem cuidada, seja qual for a gestão depois de Adib Elias. A população vai cobrar isso.