A Prefeitura Municipal de Catalão, por meio de Portaria do Ministério da Saúde, firmou convênio, nesta segunda-feira (14), com o Hospital São Nicolau, a fim de dar assistência gratuita ao paciente neurológico de alta complexidade.
Durante a assinatura do convênio, estiveram presentes o prefeito Adib Elias; o secretário municipal de saúde, Velomar Rios; Willian Safatle, diretor do Hospital São Nicolau; Paula Santos, coordenadora de Redes da Secretaria Estadual de Saúde, e o deputado federal José Nelto, entre outras autoridades locais.
O secretário de saúde reforçou que o município já fornecia atendimentos de pequena e média complexidade, mas, com o novo convênio, até mesmo pacientes com casos mais graves poderão ser atendidos em Catalão. O secretário Velomar ainda pontuou: “Não só o povo de Catalão será contemplado com este convênio, isso por que ele foi habilitado para atender a três regionais de saúde, sendo elas as das regiões da estrada de ferro, sul e centro-sul, que compõem uma população estimada de 1,5 milhão de habitantes”.
Foram cerca de 2 anos e meio, até que o convênio fosse pactuado. Willian Safatle, diretor do Hospital São Nicolau, informou que esse tempo foi suficiente para que o hospital pudesse ter toda a estrutura e equipe preparadas para oferecer os atendimentos que devem começar em breve.
Na oportunidade, o prefeito Adib Elias afirmou que: “O convênio demonstra a preocupação de fazer com que Catalão tenha uma das melhores medicinas, não só do interior do Estado, mas sim do interior do Brasil”. Ele solicitou à direção do Hospital São Nicolau que homenageasse o biomédico Anwar Safatle Júnior, que, ao longo de 30 anos de vida pública, ocupou diferentes cargos e muito se dedicou à melhoria da assistência à saúde da população catalana, fazendo parte, inclusive, da luta pela implementação do referido convênio, nomeando a ala destinada aos atendimentos com o seu nome. Dr. Anwar Safatle Júnior faleceu em março do ano passado, vítima de covid-19.
Paula Santos, coordenadora de Redes da Secretaria Estadual de Saúde e que, na oportunidade, representava o Dr. Ismael Alexandrino, Secretário Estadual de Saúde, destacou que “a ampliação de serviços de saúde, principalmente de alta complexidade, cumpre uma missão muito importante da atual gestão da Secretária Estadual de Saúde, que é a descentralização. O convênio permitirá que a população tenha uma assistência de qualidade próxima, não dependendo somente da Capital”.
O deputado federal José Nelto, responsável por enviar dezenas de emendas federais para o município de Catalão, destacou que “(…) a Prefeitura de Catalão tem governança, tem responsabilidade com o dinheiro público” e que por isso continuará destinando verbas para a cidade, “pois serão bem empregadas”.
O recurso para a manutenção do convênio será no valor de R$ 673.414,98, oriundo do Fundo Municipal de Saúde.
Como será o procedimento para atendimento?
De acordo com o neurocirurgião, Dr. Rodrigo Lajovic, os atendimentos de urgência serão oriundos da Santa Casa de Catalão, cujos pacientes, após regulação, poderão ser aceitos tanto pelo serviço de alta complexidade do hospital São Nicolau, quanto pelos demais serviços de alta complexidade da Capital. Os atendimentos eletivos serão gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde. Aos interessados, a porta de entrada será através de consulta realizada no ambulatório de neurocirurgia do Hospital São Nicolau.
Quais cirurgias serão realizadas?
Doenças degenerativas e traumáticas de coluna vertebral (hérnia de disco e fratura de coluna), tumores cerebrais e tumores de coluna, aneurisma cerebral, malformação arteriovenosa cerebral, hidrocefalia, traumatismo craniano, acidente vascular cerebral hemorrágico, lesões dos nervos periféricos (túnel do carpo), compressões neurovasculares (neuralgia do trigêmeo) e urgências neonatais (mielomeningocele e hidrocefalia).
Ascom/PMC