É certo que 5.160 infectados pelo coronavírus-19, em Catalão, foram recuperados.Entretanto, até a data de hoje (18/fev), 150 pessoas morreram da doença.
Ainda em sofrimento, em internação clínica são 30; em UTI 29 contaminados.
A secretaria de saúde do Estado e Goiás, nesta semana, para dar apoio e levar informações aos municípios goianos, elaborou um mapa da pandemia no Estado.
Debruçados sobre este mapa os comitês de enfrentamento do Estado de Goiás e do Município de Catalão, resolveram ajustar para mais o decreto, número 195, que passa a valer a partir de amanhã (19/fev) em todo o município.
Comparado com o último decreto, o número 185, a atualização restringe ainda mais a movimentação dos cidadãos, quando impede, por exemplo a circulação de pessoas por áreas públicas sem que esteja em trânsito para uma atividade essencial.
As atividades que não têm relação direta com a essencialidade para os catalanos, estarão suspensas. Supermercados e congêneres vão funcionar das 6 às 20 horas, de segunda até sábado, somente.
Estabelecimentos de alimentação, abrem só para entregas.
Enfim, o decreto tenta se sobrepor à teimosia de parte da população que insiste em se rebelar contra as boas práticas de saúde e atentar ao bem estar da população.
E se mesmo assim os números da covid-19 não baixarem, cerceamentos piores estão no horizonte.