Alô MP!!! Munícipes usam as redes sociais para desabafos ácidos e reclamações ‘engraçadinhas’, sobre o ‘cheiro de Barata’ que causa incômodo e mal estar em toda comunidade catalana.
No ano de 2015, a imprensa de Catalão anunciava que o Ministério Público Estadual ‘ajuizava’ ACP, Ação Civil Pública, em desfavor da Anglo American e da Vale Fertilizantes.
A razão da ação seria um laudo emitido pelo IPT, Instituto de Pesquisa Tecnológica, que atestava a responsabilidade das duas na emissão de “flúor na atmosfera em forma de fluoreto, que sai pelas chaminés das empresas”.
Naturalmente, essa tal emissão deve atingir com mais força e maior rapidez os bairros mais próximos das fontes, ou seja, das mineradoras, no caso o Pontal Norte, objeto de estudo do Instituto e onde “constatou-se a presença do fluoreto em grandes quantidades”. Reservou o relatório naquela ocasião.
A tal ação exigia que as mineradoras mantivessem no limite aceitável pela população os níveis de emissão do gás, sob pena de enorme multa x dia, caso a ordem fosse descumprida. No bojo do processo entrou como ‘polo passivo’ o Governo do Estado de Goiás, através da Secima, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, convidada a revisar o processo de licenciamento ambiental sobre o assunto.
A bem da verdade, entre recursos, adequações, desonerações e outras providências que protelam as soluções de todas as naturezas no Brasil, encontra-se fincada a falta de publicidade geral para o resultado da tal ação civil pública. E assim o povo segue sem satisfações, sem atendimento à saúde prejudicada pela tal poluição.
O que permanece indevassável é o tal “Cheiro de Barata”, que obviamente não é de barata, mas assim foi apelidada a emissão do tal flúor.
Atualmente, maio de 2019, os bairros adjacentes às mineradoras ainda reclamam do mau cheiro exalado pelas operações agora da CMOC e da Mosaic.
Vamos ver até quando aguenta a população com seus cânceres e males respiratórios, mal formações e tudo o mais que pode acarretar esse envenenamento silencioso a que todos na cidade são expostos.