Hoje, 13 de abril, conforme o prefeito Adib Elias havia prometido, aconteceu a solenidade de entrega de vinte mil jogos de testes contra a Covid-19, doença ocasionada pelo Coronavírus, material a ser utilizado na comunidade de Catalão.
Presentes: o prefeito, representantes da CMOC e os principais secretários municipais. A entrega contempla uma quantidade maior do que a prefeitura fez para o fornecedor de Campinas, Estado de São Paulo. O restante dos testes a chegarem – cerca de dez mil – também foram cooperados com outras grandes empresas da cidade.
O momento levou a termo a antiga parceria entre a CMOC e a prefeitura de Catalão, que tem sido ratificada pelo prefeito Adib Elias e o Diretor da mineradora, Dr. Eduardo Lima.
O preço de mercado dos testes adquiridos seria de R$ 198,00 Por kit; porém, as condições da negociação da prefeitura/ CMOC, permitiram que o preço chegasse a R$ 90,00 Cada unidade.
Os testes serão utilizados primeiramente nos casos de pacientes com sintomas iminentes da doença Covid 19, demonstrados por “forte evidência” e que ‘entrarem’ pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento), após avaliação médica, palavras do Dr. Franco Nero, infectologista da prefeitura. Na solenidade, o médico alertou que o critério rigoroso para a utilização dos teste servirá para “não jogarmos dinheiro fora”, finalizou.
A aquisição dos kits faz parte de mais uma medida adotada por orientação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), juntamente com as determinações de restrição de fluxo da população com a suspensão das aulas e do comércio e prestadores de serviço não essenciais.
“Identificar rapidamente os casos e poder rastrear a origem é uma das medidas bem sucedidas entre os demais países que já enfrentaram ou ainda enfrentam o novo Coronavírus. Temos adotado todas as melhores medidas identificadas no combate à doença para aplicar em Catalão e reduzir o impacto da pandemia, tanto é que Catalão teve somente um caso diagnosticado”, enfatiza o prefeito Adib Elias.