Atualizando o assunto, para se instalar uma nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Catalão, primeiramente seria necessário que o município possuísse mais de 250 mil habitantes.
De posse dessa informação e com a força empreendedora que tem a gestão Adib Elias na prefeitura da cidade, foi possível mensurar a necessidade premente que a comunidade catalana tem por mais um ponto clínico de atendimento emergencial e planejar, mesmo sem a previsão legal de UPA, o mais novo Pronto Socorro Municipal para Catalão.
A ideia do prefeito veio acompanhada de uma homenagem ao proeminente médico catalano, uma das baixas provocadas pela covid-19, que se foi neste ano de 2021, Doutor Antônio Abadio da Silva (Ginecologista, Obstetra, Cirurgião Geral, Ex-Vereador e Ex-Secretário de Saúde de Catalão).
O novo projeto do PSM vai se instalar no Bairro Maria Amélia II, com área de 1.043,10 metros quadrados e pretende suprir as necessidades dos atendimentos de urgência e emergência da população do lado leste da rodovia BR 050.
“A estrutura com capacidade média para atender 150 pacientes por dia, contará com recepção; 02 salas de espera para o público; entrada para ambulâncias; salas de urgência e emergência; espaço para triagem; atendimento social; consultórios; sala para gesso, fratura e imobilização; sala para sutura e curativos; sala para aplicação de medicamentos e reidratação; sala para inalação; sala para coleta de material; sala para exames radiológicos; quarto para observação coletiva; quarto de observação individual; farmácia; conforto de funcionários e administrativo. Tudo isso, já tem endereço certo. O Pronto Socorro Municipal, será construído na Rua Albino Felipe do Nascimento equina com a Rua Mozart Salviano, no setor Maria Amélia II”, apregoa a matéria no portal da prefeitura.
O empreendimento deverá exigir recursos da ordem de mais de 2 milhões de reais que já fazem parte do caixa da comunidade.
“A empresa contratada e que ficará responsável pela execução dos trabalhos é a Coliseu Construtora Eireli, vencedora da licitação. A partir do lançamento oficial, a mesma terá 12 meses para concluir e entregar o empreendimento.