Herança de competência e lealdade
Itumbiara, município do estado de Goiás a pouco mais de 200 quilômetros de Goiânia, passou por certo dilema na última eleição municipal.
O candidato ao executivo, Zé Gomes, indicado pelo PTB, que despontava para provável vitória do pleito, sofreu um atentado nas ruas da cidade e faleceu.
O partido não se intimidou e nem os eleitores, que trataram de substituir o candidato assassinado por outro – o jovem José Antônio da Silva Neto; e foi eleito o outro José com mais de 67 % dos votos válidos.
Passado o tempo, o Zé Antônio não se mostrou o prefeito ideal, foi acusado pela câmara de vereadores por deixar de repassar meio milhão de reais aos cofres do instituto de previdência municipal de Itumbiara e de obstruir, deliberadamente, a pauta do parlamento municipal tentando prejudicar as votações de alguns projetos. Não obstante, Zé Antônio tem colocado Itumbiara em situação de crise gestão, criando a opinião geral de que precisa ser substituído.
O consenso entre os eleitores também foi notado e corre pela cidade que a melhor opção para o cargo do executivo municipal teria sido mesmo a do outro candidato, Álvaro Guimarães. Ocorre que Álvaro , agora, manifestou completa falta de interesse na posição. Álvaro Guimarães foi eleito deputado estadual pelo Democratas, com uma excelente votação no município de Itumbiara, demonstrando gozar de excelente imagem perante o eleitorado. Diante de sua recusa, surge a alternativa, manifestada por alguns grupos na cidade de convidar seu filho Silvio Guimarães. Sempre muito próximo da vida política do pai, é um testemunho atuante. Não teve, até 2020, mandato político, mas tem o DNA de um deputado estadual de sete mandatos e é muito bem referenciado por todos no município.
Conhecido como Silvinho Guimarães, tem créditos de políticos gabaritados, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado e por indicação deste exerce importante função junto à presidência da CODEGO – Companhia de Desenvolvimento de Goiás. Tem a confiança da classe política de Itumbiara e está sob assédio de siglas como o PTB e Patriotas.
Tido como ‘gente boa’, Silvinho Guimarães, pode aproveitar a alta rejeição do atual prefeito e em 2020 levar adiante o legado de grande político do pai, Álvaro Guimarães, disputando a vaga para o executivo em outubro, próximo vindouro.