Creche e escola serão construídas no município com investimentos na ordem de 4 milhões de reais.
Na manhã de 18 de dezembro de 2020, com muita precisão no horário, iniciou-se a reunião que recebeu o ministro de estado da educação, Milton Ribeiro, no auditório da prefeitura de Catalão.
Falou, primeiramente, sob o olhar atento do ministro, o secretário municipal de educação, Leonardo Santa Cecília, não somente pela pasta afim com o ministro, mas também pela formação de advogado, comum ao dois, e pela tocante retórica de Savta Cecília.
Em seguida, Roselma Lucchese, reitora da UFCAT, deu ênfase ao privilégio de Catalão possuir um modelo de educação invejável, e saudar o Dr. Haley Margon – grande colaborador para o setor – e gratificar ao ministro pela atenção.
O vereador Jair Humberto, líder do governo municipal na câmara de Catalão, marcou presença com breve discurso de boas-vindas.
O prefeito Adib Elias usou a palavra a seguir, e deu destaque para a “cidade universitária” que é Catalão e para todo o parque industrial catalano.
Ao manifestar o desejo de colocar um tablet na mão de cada aluno do município de Catalão, Adib foi informado que o Milton Ribeiro, através do deputado federal Zé Nelton, já iria providenciar isso para 2021.
Adib demonstrou perfeita harmonia com o governo Caiado e o governo Bolsonaro. Lançou a proposta de o governo federal, pelo ministério da educação, alicerçar ainda mais o curso de medicina da UFCAT.
Com o plano de tornar um destaque o sudeste goiano, Adib deu destaque para as ações do deputado Zé Nelton, para Catalão, quando o ministro Milton aplaudiu efusivamente.
Em sua abordagem, Zé Nelton enalteceu Catalão e principalmente o prefeito Adib Elias. Colocou que a gestão de Adib é referência e modelo. Zé Nelton destacou a diferença significativa com a qual Adib foi reeleito no pleito de 2020.
Definiu que o prefeito de Catalão “fez uma revolução nos temas sob sua responsabilidade na gestão municipal de Catalão”.
Zé Nelton frisou que na câmara federal ‘briga’ por Catalão, como forma de registrar a amizade que tem com o município.
Deu ênfase que Adib Elias será um grande senador e revelou que Catalão é “terreno fértil”, onde o Podemos foi plantado e o partido tem prosperado e sente-se honrado ao ter recebido o título de cidadão catalano.
O time que luta pela educação em Brasília mereceu destaque pelo deputado com os nomes de Adib, Adriete, o Gabriel do ministério da educação, da Roselma Lucchese, do Dr. Haley Margon entre outros.Zé Nelton deu destaque para as conquistas que tem obtido para a UFCat.
O último a falar, como é de praxe para a maior autoridade, o ministro da educação, descreveu qual não foi a sua surpresa ao ser convidado diretamente pelo presidente Jair Bolsonaro para o ministério da educação.
Natural e morador de Santos – litoral de SP – formado em escolas públicas até o doutorado, Milton Ribeiro ficou surpreso e agradecido por poder servir à nação brasileira naquele mês de julho de 2020.
Egresso da iniciativa privada, registrou que a remuneração na esfera federal é justa, porém toca mais ao altruísmo patriótico.
O orçamento de 144 bilhões de reais anuais deixou o ministro Ribeiro impressionado e motivado, enquanto assumia o controle da pasta da educação.
Com citações bíblicas, Milton Ribeiro mostrou ser um seguidor do Evangelho e não separa a prática das convicções.
Ficou orgulhoso de contribuir para o acesso de Roselma Lucchese para a reitoria da UFCat.
Pastor Presbiteriano, Milton nunca foi político e nem se comporta como tal, afirmou ainda que sequer tem essas preferências. Atribuiu à graça Divina a oportunidade de ser ministro.
Mais semelhante a um pregador, Milton Ribeiro atraiu a atenção dos presentes na reunião do auditório da câmara, bem como de todos, um silêncio respeitoso.Acrescentou que o governo federal possibilitou a Catalão, pelo deputado federal Zé Nelton, uma creche tipo 1 e uma escola no total de mais de R$ 4 milhões.
Agradeceu e abençoou a todos e à cidade de Catalão.