Em vídeo, Thaís Simoes, Diretora de comunicação é recebida pela enfermeira e coordenadora do Centro Integrado da Mulher, Aura Coimbra, e traz à luz a real situação daquela unidade de Saúde.
Resolve muitas dúvidas para aqueles que ainda tinham algumas sobre o funcionamento do CIM e do Hospital Materno Infantil.
É possível ver nitidamente o nível das reformas empreendidas no hospital que, depois de prontas, acrescentarão mais alguns leitos e modernização de instalações, procedimentos entre outras benfeitorias.
As cirurgias que eram praticadas no Materno Infantil, por razões das reformas, foram transferidas para três instituições de saúde do município, quais sejam: Hospital Nasr Faiad, Hospital São Nicolau e Santa Casa de Misericórdia de Catalão.
Entretanto, o Centro Integrado não parou de funcionar. As estatísticas de maio comprovam isso: 800 consultas de ginecologia, 325 consultas de puericultura, 655 consultas de pré-natal (não caracterizado de alto risco), 170 atendimentos para o pré-natal de alto risco.
As 85 cirurgias resultantes de todo esse atendimento foram realizadas nas instituições conveniadas.
Desde a situação de suspeita de gravidez, o CIM começa a atuar na vida das futuras mães. Lá são feitos os exames rápidos (urina) e, se constatada a gravidez, a mulher é encaminhada para a equipe multiprofissional composta por assistente social, psicóloga e nutricionista.
Uma enfermeira faz o pedido de todos os exames necessários para as futuras mamães; elas saem do Centro com todos os agendamentos, inclusive o ultrassom obstétrico e também a marcação da segunda consulta com o obstetra. Ao nascer, o bebê recebe todas as vacinas devidas, BCG e teste do pezinho.
O corpo clínico é de dezenove médicos: pré-natal, ginecologia, puericultura, atendimento pediátrico até um ano de idade dentro do próprio Centro.
Lá também são oferecidos os serviços de prevenção de câncer do colo do útero, planejamento familiar com laqueadura e inserção de D.I.U (Dispositivo Intra Uterino). Inclusive, há Urologista para a parte de educação com palestras educacionais e saúde para os homens, vasectomia e de endoscopia.
A parturiente ao ser internada numa das três instituições credenciadas pela prefeitura, recebe a visita da Assistente Social para avaliar as necessidades da mulher e o grau de satisfação em relação àquela instituição. A profissional vai agendar também a primeira consulta do bebê recém-nascido com quinze dias de vida e o primeiro retorno da mamãe depois do parto, que pede a consulta de puérpera. Já, todo atendimento pós parto é realizado no CIM.
O CIM conta também com o CTA, Centro de Testagens e Aconselhamentos, com testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, isso diariamente, atendidos por enfermeiros e médico infectologista.
Além de estar funcionando normalmente, o CIM recebeu ainda, em caráter provisório, o pessoal do CIOM, Centro Integrado de Odontologia Municipal, instalado lá a partir do dia 6 de junho; isto porque aquela unidade também passa por reformas.
Com todo este empenho e os esforços em manterem-se funcionando em regime de reformas, o Centro Integrado da Mulher e o Hospital Materno Infantil, realçam o orgulho das profissionais que desempenham lá suas funções e o testemunho das pacientes presentes nas instituições.