A indústria é focada na transformação de produtos tangíveis, fazendo da matéria-prima serviços e bens comercializáveis de diferentes segmentos. Um ponto comum entre todos os setores industriais é a necessidade de um processo de supervisão e avaliação, dependendo dos gestores da qualidade para esse fim.
“Se você pensar em alguma coisa que desenvolva e gere um produto, a gestão da qualidade é capaz de ser aplicada”, destaca o professor de Engenharia de Produção Ederson Carvalhar Fernandes. Além dos setores mais tradicionais, como a indústria metal-mecânica, novos produtos e serviços têm alavancado a preocupação com a qualidade, como a indústria de Softwares e a Engenharia de Computação.
Para que todas as etapas do processo de produção sejam devidamente executadas, hoje todas as indústrias precisam de um gestor da qualidade dentro de suas operações. Esse profissional acompanha desde a confecção da matéria-prima até o pós-atendimento do cliente. “Dentro do setor de serviços, existe uma grande preocupação das empresas na satisfação dos clientes. A qualidade não é mais um diferencial, é uma obrigação”, comenta o também professor de Engenharia de Produção Sergio Luiz Pirani.
A tecnologia embarcada é citada pelo professor como um setor de serviços no qual aplicações inovadoras são adotadas para aumentar a segurança de como a mercadoria e o produto são transportados. “A tecnologia embarcada faz controle de estoque e segurança. Se tentar abrir o caminhão de forma indesejada, que não foi programada, o caminhão trava e já manda aviso para a seguradora. De tudo que entra no caminhão e tudo que sai, é feito controle”, explica. Nessa gestão, cabe inclusive o acompanhamento do serviço dos motoristas, para avaliar quais profissionais entregam mais rápido e são mais econômicos, e que podem ser tidos como exemplo para otimizar o serviço. “Ou seja, estamos falando de economia e gestão da qualidade”, complementa Pirani.
Já nas indústrias de manufatura, o gestor de qualidade tem diversas funções complementares, como a comunicação dos resultados com a diretoria e delegação das principais orientações, dos treinamentos e do engajamento de todos os setores envolvidos no processo. Cabe ao profissional da área estar ciente de todos os processos que ocorrem, com contribuição de todos os departamentos para que isso aconteça da melhor forma, de ponta a ponta.
Além da voz ativa, o profissional da qualidade precisa participar e estar em contato com novos projetos, produtos ou serviços. Muitas empresas não realizam esse acompanhamento e o gestor de qualidade acaba esperando uma não conformidade para entrar em ação. “É um conselho que dou aos alunos: se atuarem como gestores de qualidade, então estejam presente em tudo que está acontecendo. Dar a palavra final, determinar e identificar a melhoria, tudo isso é função do gestor de qualidade”, ressalta Fernandes.
Dentro dessas funções, estão as auditorias internas com os colaboradores, auditorias externas com fornecedores e a melhoria contínua, avaliando manutenções e a produtividade com a qualidade conforme o estruturado. “O gestor de qualidade é uma peça-chave dentro de uma empresa, ele é muito importante”, conclui o professor.
Variedade de funções na indústria
Outro campo de atuação de um gestor de qualidade é o de auditor. Para atuar nesta função, os organismos certificadores que avaliam as empresas precisam de pessoas capacitadas para realizar determinadas atividades. “Você vai ser credenciado nesse organismo, esse organismo vai verificar as suas competências, seu ramo de atuação e vai verificar se ele pode designar você para uma determinada auditoria”, explica o consultor técnico Fernando Andrade de Almeida, da empresa BTIQ, do ramo de análises clínicas.
Uma das vantagens de ser um auditor é poder gerenciar sua própria agenda de trabalho e a rentabilidade, que é paga por um valor negociável com cada certificador .“Interessante também é que você pode estender seu escopo de atuação. Pode começar, por exemplo, como auditor de 9001. E se você gosta de tecnologia da informação, pode se tornar um auditor da 27001, que é [da área de] Gestão de Informação e hoje está muito em voga”, conclui Almeida.
As temáticas Atuação do Gestor de Qualidade no setor da Industria e Serviço e BTIQ: empresa prestadora de serviços foram exibidas nos dias 18 e 25 de de maio de 2022 no programa Meia Hora de Qualidade, da Rádio Uninter. Com mediação do professor e tutor do curso da Uninter de Gestão da Qualidade, Edvaldo Rando Junior, o programa pode ser conferido no YouTube.
Autor: Flávio Ducatti – Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Mikael Blomkvist/Pexels e reprodução YouTube