Goiânia continua a vacinação contra a Covid-19 para crianças a partir de 5 anos, nesta quarta-feira (9). A capital também imuniza adolescentes e a população geral com todas as doses de reforço. As vacinas são aplicadas sem a necessidade de agendamento (veja os locais abaixo).
No dia 24 de janeiro, Goiás começou a usar a CoronaVac na imunização de crianças contra o coronavírus, segundo o secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino. O uso do imunizante foi autorizado no dia 20 do mesmo mês, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitário, para quem tem entre 6 e 11 anos. Até então, apenas doses da fabricante Pfizer estavam permitidas.
Documentação
- É preciso apresentar o CPF, um documento de identificação com a foto e data de nascimento e um comprovante de endereço;
- Quem for tomar a segunda dose deve levar cartão de vacinação da primeira etapa;
- No caso de segunda ou terceira dose, é necessário levar o comprovante da dose anterior
- As gestantes sem comorbidades devem apresentar comprovante de gestação. Puérperas devem levar um comprovante com a data do parto da criança;
- Os pais que não puderem acompanhar os filhos precisam preencher uma autorização para que parentes, como tios ou avós, acompanhem a criança. Acesse aqui: termo de consentimento da vacinação infantil.
A Prefeitura de Goiânia destaca que o morador tem que respeitar os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação, seguidos pela Secretaria de Saúde: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.
Segundo a SMS, a dose de reforço é aplicada em qualquer adulto que tenha recebido a segunda dose há quatro meses e para pessoas imunossuprimidas acima de 18 anos e com 28 dias de intervalo da segunda dose.
Goiânia ainda ampliou o esquema vacinal para os imunossuprimidos acima de 18 anos, que podem tomar a quarta dose em um intervalo de quatro meses após a aplicação da 3ª dose.
G1/Goiás