AaO elenco de postulantes às 17 cadeiras da venerável câmara municipal de Catalão, passa de 160 indivíduos altamente motivados.
Desde que começou o burburinho de sua pré-candidatura e pelo ‘ronco’ do assédio do marketing de Elder Galdino, imaginava-se que metade da cidade seria candidata às vagas de vereadores pelo MDB.
Feitas as convenções e chegada a hora de revelar ‘quem tem mais garrafas vazias pra mostrar’, a situação se apresenta um pouco diferente.
Ao contrário do que pregava a assessoria de Galdino – oferecendo ‘mundos e fundos’ para quem tivesse coragem de sair candidato a vereador pelo MDB, na convenção do dia 16, o que resultou foi uma lista micha de poucos 15 seletos e na sua maioria desconhecidos suplicantes às 2 vagas que os analistas politicos acreditam que o partido terá direito.
A convenção do MDB fez foi revelar o espelho do fiasco que absolutamente não se esperava, tamanho foi o desprestígio político que a sigla se encontra.
Outrora, no tempo do Adib Elias PMDB, o partidão tinha mais de 2.000 animados filiados que se orgulhavam de carregar o ‘15’ no peito. Número este que agora, em 2020, sumiu das ondas de propaganda política, dada a incerteza e a falta de empuxo; e – os que sobraram – não conseguem dar ao partido.
Uma agremiação que sempre preencheu mais de 50% dos cargos do legislativo, agora se vê às voltas com, possivelmente, 2 cadeiras, baterá um vergonhoso recorde de antipatia do eleitorado e um retrocesso muito grande.
Outro agravante para a ‘chapa’ de Elder é o caso do PRB (Republicanos) catalano que garantiram apoio ao pecuarista; entretanto, uma ordem vinda de Goiânia mandou virar esse apoio para o pré-candidato a prefeito, Gustavo Sebba.
Se o embate judicial que surgiu desse desacordo republicano, manter-se a favor de Goiânia, Elder vai perder uma chapa completa, e contar somente com 14 pré-candidatos a vereadores, pois, “os aliados” do PRB estará fora.
O que se desenha no horizonte é que o medíocre sonho obsessivo de Daniel Vilela, presidente do MDB estadual, segundo Luciano Tampa, de ‘caçar’ o Adib Elias nas eleições de 2020, está indo cachoeira abaixo.
O Podemos (19) por sua vez, tal qual se esperava, repercute pelos ares de Catalão, Ouvidor e Três Ranchos; todos querem o apoio de Adib Elias, que como sempre, tornou-se um ícone da política e é requerido em todos os momentos e em todas as convenções.
A mídia local já oferecia, dias atrás, a condição de que havia acabado a amizade e a camaradagem entre os 4 cavalheiros do MDB que hora ocupam cargos de vereadores e caminham para a dança das 2 cadeiras reservadas ao partido.
O Podemos e suas coligações deverá encher o congresso municipal e daí pra frente todos já sabem como é ‘que a banda toca’.