Com grande presença de público, comidas típicas e a animação de Racine e Rafael, deram a sintonia da cidade acostumada a grandes festas no padrão Odemir Moreira.
Link das fotos no final da matéria
A Alameda Lélio Davi Vieira foi palco para que a prefeitura promovesse um evento que, mais uma vez, colocasse Goiandira em evidência por todo o Estado de Goiás. Desta feita, o prefeito Odemir Moreira e sua equipe resolveram levar ao público o que o município tem de melhor: a gastronomia goiana.
Iniciado ontem (20) o III Festival de Gastronomia foi planejado para permanecer até o dia 22 deste mês de junho, contemplando os que até Goiandira fossem, com os quitutes mais apetitosos que o sudeste goiano pôde saborear.
Além do mais, tão importante quanto foram as comidas, o evento contou com as apresentações de Racine e Rafael e a animação típica que pautam as festas goiandirenses.
Especialista em gestão municipal e também em promoção de qualidade de bem-estar social para a população daquele município, o prefeito Odemir tem garantido a todos os cidadãos o sincronismo da máquina municipal em função da urbanidade, do lazer e da qualidade de vida diretamente envolvida com esses outros dois fatores.
Iniciado em 2017, a festa prometia um festival de apresentação de quadrilhas juninas e gastronomia. Igualmente para 2018, quando Odemir e sua equipe perceberam que, no futuro, poderiam derivar direto para o tema gastronomia, pois parecia interessar mais ainda para a população da cidade, recebendo assim o nome de III Festival Gastronômico de Goiandira, com o apoio direto do Goiás Turismo, órgão do governo estadual que valoriza inciativas dessa natureza.
O relacionamento com o Goiás Turismo foi importante, permitindo que uma Chefe de Cozinha viesse ao município para “orientar” a construção da festa, também integrante da equipe municipal.
No total, 10 quiosques direcionados para gastronomia foram montados e disponibilizados para entidades e escolas locais. Interessante notar que os comerciantes elencados para produzir as comidas no evento estão situados no centro da cidade e serão inseridos no roteiro por onde deverá passar o passeio turístico ferroviário que está sendo planejado para o trecho pela concessionária de operação da ferrovia. Acrescente-se ainda que a culinária apresentada neste festival por esses comerciantes, serão mantidas no cardápio que vai receber os visitantes daquele aparelho de turismo.
O dia da inauguração da festa (20) contou com a apresentação da dança de quadrilha das Escola Municipal e Estadual, após o show com Racine e Rafael e Dj Ícaro.
A equipe produtora teve as expectativas superadas ao deparar com a grande quantidade de pessoas presentes na festa, que consumiram tudo o que se ofereceu naqueles dez quiosques já no primeiro dia. Afinal, quando se fala em festa em Goiandira, o lazer, a qualidade, a cordialidade e principalmente a segurança estão garantidíssimos.
As gestões de Odemir têm a caraterística de enaltecer o município com as realizações de festas temáticas que a fazem emergir do anonimato para o calendário estadual de comemorações, tais como o concorrido Carnaval de Goiandira e o aniversário da cidade.
Odemir tem feito muito bem para Goiandira e a sucessão do executivo municipal vai precisar manter alguém do seu grupo para dar continuidade à estas festividades com a galhardia que se tem apresentado.
Percorrendo o local das comemorações encontrou-se Sonia Stival, a Coordenadora de Gastronomia da Goiás Turismo. Sonia lembrou que a gastronomia é a “grande fomentadora da economia local”. Garantiu que Goiandira está incluída num circuito gastronômico da estrada de ferro que faz parte de uma iniciativa do Estado de Goiás para o setor.
“A gastronomia, além de evidenciar a cultura local, ajuda na promoção de negócios e cria oportunidades para todos com a atração de pessoas para a região”, explicou com clareza a coordenadora.
Brilhantemente, o município de Goiandira associou-se ao Goiás Turismo, oferecendo o que tem de melhor – o tema junino e a gastronomia – quando o órgão contribuiu com a organização e o forte desempenho de solução e “informações técnicas”, nas palavras da especialista Sonea. Stival tem a expertise do assunto e conta no seu currículo a organização de mais de cinquenta festivais dessa natureza, “sob a sua consultoria” pelo Estado de Goiás.
A especialista confirmou que o projeto do “Trem turístico” está sendo trabalhado para envolver quatorze municípios da região onde se insere Goiandira e o tema gastronomia é o carro-chefe da iniciativa do Governo Estadual.
Sonia está certa de que Goiandira está definitivamente incluída no projeto turístico que para este trecho recebe o nome de “Terra Branca”, alusão antiga ao município que hoje serve de nome para o festival e até de um ‘prato’ que serve-se num dos comerciantes relacionados na festa. “A sustentabilidade é fator importante quando se trata na produção do cardápio que vai ser oferecido quando o projeto turístico estiver funcionando”, evidenciou a técnica; “é um compromisso”, afirmou.
O evento que se realiza hoje, não se encerra em si próprio. Vai receber uma solução de continuidade com o “processo de construção” que traz satisfação para todos os envolvidos, acrescentou ainda Sonia Stival.
Com o resultado apresentado, o evento promete ser aperfeiçoado e lançar para o ano que vem um ganho em proporções inimagináveis. “Um ingrediente que vai começar uma grande história”, observou a Chef.
O prefeito Odemir está ciente de todo esse espectro que envolve a mais nova comemoração que é lançada em Goiandira e acredita que:“Goiandira só é esse sucesso, porque o seu povo é bom, ordeiro e trabalhador”. Valoriza a família e a integridade do cidadão”.
FOTOS: Clique aqui