O Democratas de Goiás tornou-se o centro de aglutinação da oposição à pré-candidatura de José Eliton Júnior (PSDB) ao governo o Estado em favor à de Ronaldo Caiado.
Com o aporte de muitos líderes políticos de vários partidos, só o MDB de Vilela, não enxerga a possibilidade da oposição unida não ser vencida. Vai servir mais uma vez de ‘saco de pancadas’ e pode prejudicar a outra via que pretende enfrentar o candidato de Marconi.
Na lista dos líderes que migraram para o Dem consta o pré-candidato a deputado estadual, Deusmar Barbosa que desconectou-se do MDB e filiou-se ao partido de Caiado. Depois de três décadas de dedicação ao antigo PMDB, Deusmar revelou não encontrar, em 2018, condições de atuar em favor do candidato emedebista em Ouvidor – por exemplo – e em Catalão apoiar o do Democratas ao governo do estado. E tem mais, desejou enveredar-se pelo caminho da ALEGO e para isso precisar ter em suas mãos uma única bandeira. A razão maior que o movimentou para o Dem foi, definitivamente, sua parceria e fidelidade a Adib Elias – o prefeito de Catalão. Na alegria e na tristeza, estiveram ‘lado a lado’. Quando a oposição do PSDB, ferozmente, atacava Elias, Deusmar esteve o tempo todo emparelhado com ele. Quando a situação virava contra Deusmar, Adib fazia-se presente para apoiá-lo e assim foi por quase quarenta anos.
A declaração de Adib Elias confirmou a lógica: “Pela conduta pessoal, com os integrantes do Democratas e em nome de sua parceria incondicional aos nossos novos planos, Deusmar tem o meu apoio para disputar uma vaga de deputado estadual na assembleia goiana”.
Outros candidatos ao cargo, por Catalão, foram cavalheiros e elegantes ao ponto de retirarem suas candidaturas para que a de Barbosa ganhasse força e se consolidasse no cenário da região sudeste de Goiás.