CODEGO atuante em Catalão
Equipe técnica da Codego – Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás, composta de advogados engenheiros e outros especialistas, estiveram em Catalão no último dia 20.
O alvo dessa equipe estava nos representantes das empresas estabelecidas no DIMIC – Distrito Mínero Industrial de Catalão, e de outras empresas que ainda não estão lá.
A reunião foi no auditório da prefeitura, parceira do Estado de Goiás nessa prospecção.
Já o objetivo foi o de procurar entender as reclamações demandadas por esses empresários e especialmente uma concessão para a companhia Transkompa, de uma área de 23 mil metros quadrados dentro do distrito.
A Transkompa encontra-se por enquanto e há muitos anos instalada na margem da BR 050, no Bairro do Pontal Norte. Com a concessão, a transportadora especializada em insumos químicos, vai poder se utilizar de instalações mais apropriadas e facilitadoras em sua complexa operação logística. Com mais esse atributo de expansão, a empresa que hoje emprega 80 trabalhadores, poderá ampliar seu quadro para 150.
Somados a outros complementos das operações, ela terá investido cerca de um milhão e meio de reais.
A Transkompa presta serviços para as mineradoras instaladas em Catalão e Ouvidor e sendo uma operadora logística, sua maior necessidade é espaço. Recebendo esta ampliação no DIMIC, o início das operações será imediato, possibilitando um acréscimo de oportunidades para terceiros, podendo chegar a 200 novos empregos. A unidade está entre as 22 novas empresas que vão se instalar em todo o Estado, com um investimento total de R$ 100 milhões. Cinco delas já iniciaram as construções no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). Além de Catalão e Anápolis, outros seis municípios também contarão com novas indústrias: Abadiânia, Goianésia, Itumbiara, Morrinhos, Rio Verde e Senador Canedo.
Uma mudança estrutural do DIMIC está prometida pela presidência da CODEGO. Marcos Cabral, o presidente, vai tornar o DIMIC tão competitivo quanto o DAIA de Anápolis, também em Goiás.
Marcos Cabral afirmou que vai recuperar todo o tempo perdido em anos de gestões sem competência em governos passados, obedecendo às pretensões do Governador Ronaldo Caiado.
Novas empresas se mostraram interessadas em buscar o distrito industrial de Catalão e o governo goiano em recebê-las e criar mais atrativos de modo que se instalem e prosperem, transformando Catalão num polo de profusão de oportunidades.