As ações sustentáveis, como muitas pessoas imaginam, não estão apenas ligadas à temática do meio ambiente. Elas são representadas por três pilares: social, ambiental e econômico. Considerando os crescentes cuidados e os olhos do mundo todo que estão voltados a essa temática, a realização de um evento deve ser uma extensão dessa preocupação. O planejamento e a execução de um evento esportivo podem e devem ser mais que uma oportunidade de colocar as teorias em prática. É o momento em que se promovem mudanças e se abrem mentes para novas perspectivas de uma sociedade mais equilibrada.
Quando realmente nos damos conta de que tudo é interligado, é impossível pensar na prática esportiva e tudo que se relaciona a ela, sem pensar no planeta, pois para fazer bem para a saúde do corpo a Terra precisa estar saudável.
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), um evento sustentável é projetado e organizado para atender a objetivos como minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e deixar um legado para população, como bem descrevem os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Vale lembrar a definição de desenvolvimento sustentável. Também segundo a ONU, é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. Para isso, os ODS nos auxiliam em como atingir a meta proposta.
Vamos conferir algumas práticas norteadas por esses indicadores:
1) Reduzir a produção de resíduos. Priorizar convites virtuais, repensar o uso de descartáveis, de materiais decorativos sem reciclabilidade ou destinação apropriada, como bexigas, glitter, E.V.A, entre outros (ODS 11, 12 e 13).
2) Descartar os resíduos de forma adequada. Lixeiras apropriadas (com identificação e instruções se necessário) para a separação dos diferentes tipos de resíduos gerados devem ser disponibilizadas de forma a atender satisfatoriamente ao evento (ODS 11, 12 e 13).
3) Pensar no consumo de água, eletricidade e transporte, tanto de materiais entregues por fornecedores quando de como o público chegará no evento (ODS 7 e 11).
4) Priorizar fornecedores locais (ODS 7 e 11).
5) Inovar em ideias que sejam motivadoras de outras atitudes mais sustentáveis, como, por exemplo, imprimir o crachá em papel semente, que, após o término do evento, pode ser plantado e cultivado (ODS 12).
6) Ter como um dos objetivos a divulgação da ideia de um evento sustentável, fazendo com que seu público adote algumas dessas práticas e construa um novo estilo de vida (ODS 4 e 11).
7) Dar preferência aos patrocinadores que estejam alinhados com os valores de cuidado e proteção ao meio ambiente, que tenham políticas e planos de ação já em prática (ODS 4, 8 e 11).
8) Caso o evento tenha brindes aos participantes, escolher apenas os que tenham alinhamento com a temática, como, por exemplo, sacolas ecológicas, canudos de inox, entre outros (ODS 4, 8 e 11).
9) Certificar-se de que o evento tem acessibilidade, isto é, rampas, legendas, linguagens de sinais e o que mais for necessário (ODS 4 e 10).
10) Promover a inclusão e a diversidade (ODS 4 e 10).
Mais que uma tendência, a adoção de práticas sustentáveis em eventos esportivos é uma necessidade – sejam eles de pequeno, médio ou grande porte –, pois agrega valor às marcas, promove mudanças comportamentais e principalmente, contribui para um planeta mais equilibrado e saudável.
* Ana Zattar é graduada em Educação Física e pós-graduada em Meio Ambiente e Saúde. É professora dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física da Uninter.
Autor: Ana Zattar*
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