A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18/8) aponta para um acirramento da corrida eleitoral pelo Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) subiu três pontos percentuais e atingiu 32% das intenções de voto no primeiro turno. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continuou com 47%, mantendo uma distância de 15 pontos para seu principal opositor — em maio, a distância era de 21 pontos. A vantagem do petista ainda lhe garante chances de vencer a eleição no primeiro turno. Excluindo os 6% de brancos e nulos, o petista alcançaria 51% dos votos válidos, o suficiente para encerrar a disputa na primeira rodada. Bolsonaro teria 35%.
Ciro Gomes (PDT) caiu um ponto percentual, para 7%, e Simone Tebet (MDB) está empatada com o contingente de pessoas que não sabem em quem votar, com 2%. Vera Lúcia tem 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
O Datafolha ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades de terça-feira (16/8) a esta quinta-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi divulgada pela Folha de S.Paulo e contratada pelo jornal e pela TV Globo. Seu número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-09404/2022.