Ao passar pela Rua Nassin Agel, bem ali na da Praça Duque de Caxias, o cidadão desavisado poderia pensar que algum evento estivesse a acontecendo em plena terça-feira à noite.
Mas, não existe cidadão desavisado em Catalão. Todos sabem que foi entregue à população, no último dia 23, a nova Praça Duque de Caxias.
Totalmente reconstruída pela prefeitura, conforme prometeu Adib Elias, a velha praça que fez as honras de cemitério e de quartel militar, após alguns anos de espera, desarrumada e fedorenta, reassumiu seu papel de referência na história da cidade. E, estavam lá, pessoas até de Ouvidor e Goiandira, passeando na terça à noite na Praça Duque de Caxias. Dá pra fazer um vai e vem, como antigamente.
O logradouro está formoso: a praça mais linda de Catalão, com pergolados, paisagismo de primeira, alameda para passear, um riacho com água corrente sob duas pequenas pontes de madeira. Do jeito que o catalano gosta. Tem até um pedacinho que, por aqui, chamamos de ‘chapadinha’, para observar o entorno da praça.
Virou a praça um notável ponto turístico, à noite com as luzes de led acesas chama os cidadãos de todos os cantos da cidade.
O ‘córrego’ faz até o barulho do rego d’água que todos conhecemos e lembramos da infância.
Com mais de cinco mil metros quadrados, torna-se um excelente passeio para um fim de tarde ou início da noite, rever os amigos, levar a família. A Praça Duque de Caxias só era requisitada assim aos domingos de manhã.
Bem-vindo, catalanos. A nova Praça Duque de Caxias os espera. Venha, venha sim, mas não esqueça da máscara. Assim a oposição política não vai ter mesmo o que falar. Mas de máscara…podem passar desapercebidos no meio do povo…