Campo Alegrense e o resguardo perante os riscos à propria saúde na pandemia
A pandemia do coronavírus não afetou só o restante do mundo; atingiu igualmente a pacata Campo Alegre de Goiás, cidade do interior que dista pouco mais de 250 quilômetros da capital goiana.
A população de cerca de 5.700 habitantes está apreensiva com o fato de ter aparecido no município um foco de contaminação do tal COVID 19.
Família vinda de Manaus, no Amazonas, que esteve em visita de parentes naquela cidade, carregou consigo na volta a COVID -19 em três indivíduos adoentados.
O prefeito Zé Antônio e todas as equipes da prefeitura, estão empenhados em creditar aos habitantes o maior amparo possível de forma a ultrapassar essa crise de saúde públicas com tranquilidade. “Nós temos um inimigo invisível e a colaboração de todos é fundamental para combatê-lo”, ressaltou o prefeito.
Antes da contaminação biológica, Campo Alegre já tinha sido alvejada pela supressão de receita fiscal, indicada pela estagnação econômica na arrecadação estadual, estimada em cinquenta por cento, antevendo dias difíceis no futuro.
A situação é motivo para preocupação e o governo do estado mandou 40 testes rápidos para utilização nos profissionais da saúde do município. Somam-se a eles mais outros 50 testes, adquiridos pela secretaria de saúde.
A prefeitura, através da secretaria de saúde também adquiriu cinco respiradores mecânicos – 01 por compra e os outros em formato de aluguel. Esses equipamentos são auxiliares na função de respiração nos casos mais graves da COVID-19.
Com os equipamentos, a secretaria mantém uma equipe de profissionais treinados para a sua utilização, bem como nas terapias do trato pulmonar com médicos e fisioterapeutas especializados.
A prefeitura está fazendo hoje (11), a limpeza e descontaminação de vias e locais de grande circulação de pessoas da cidade, com solução de hipoclorito de sódio, para diminuir a carga biológica e tenta tranquilizar a população na medida em que providencia mais medidas profiláticas.
Neste cenário a prefeitura está atenta e trabalha arduamente para minimizar a atuação do vírus, transferindo segurança e tranquilidade para os moradores.
Mantém em operação os serviços essenciais, mas deu inicio a uma severa contenção de despesas para enfrentar a redução de receita. “Nossa meta no momento é dar atenção ao social, saúde pública, proteger vidas e assegurar que os pagamentos do funcionalismo público estejam em dia, bem como de fornecedores que são considerados essenciais para a máquina pública”, assegurou o prefeito Zé Antônio.
Outros locais que estão recebendo atenção do poder público são os mercados nos bairros com a descontaminação de todo o pátio de estacionamento, praças, repartições públicas e a rodoviária.
“Vamos juntos vencer essa guerra e continuarmos a mudar a história deste município que tem recebido grandes presentes ao longos destes últimos anos, Unidos somos todos vencedores!” completou Zé Antônio.