Atualmente, o vizinho município de Ouvidor é administrado por um pequeno grupo comandado pelo seu atual prefeito que, igualmente, não governa para todos os ouvidorenses.
Envolvido em escândalos recentes de peculato e gestor de uma receita incomum para o interior de Goiás, Onofre vê suas chances de eleger um sucessor ‘escorrer pelo ralo’, diante da frente de oposição que se forma em torno de João Cezar da Fonseca.
Aproximando-se das eleições municipais, surgem outros interessados na posição de prefeito, cada qual com seus companheiros e suas propostas. Neste contexto surge a pré-candidatura do João Cezar da Fonseca, ex-prefeito por três mandatos e querido pela população de Ouvidor.
O grupo de Onofre Galdino, já em novembro de 2019 lançava alguns nomes a público testando as reações para a provável pré-candidatura que o substituiria em 2020. Dentre eles estavam “Cebinha Milota” e Maria Rita Tartuci. Com o transcorrer do tempo, a oportunidade do apoio de Onofre foi para o Cebinha, desprezando-se o potencial político de Maria Rita, dona de grande experiência em gestão pública, ela foi primeira dama por três vezes, quando esposa do ex-prefeito João Cesar (PSDB). Maria Rita também possui grande prestígio perante aos cidadãos ouvidorenses, além de conhecer cada detalhe do administrativo da prefeitura há muito tempo.
Diante da preferência de Onofre em manter a pré-candidatura de Cebinha em detrimento de Maria Rita, João Cezar resolveu entrar no ‘páreo’: “Tenho muito respeito e ética por Maria Rita. Estive contido para que a candidatura dela progredisse. Já que agora isso será impossível, coloco-me à disposição do eleitorado para disputar o cargo de prefeito”, esclareceu o ex-executivo local.
Sendo assim, Júlio da Sama, Jorginho (Jorge Benedito), Zé Neto e Ademir, resolveram na data de ontem (22), em reunião com o prefeito Adib Elias – de Catalão, retirar as intenções de pré-candidaturas para apoiar imediatamente João Cezar.
Com essa atitude, o grupo construiu um bloco eficiente e coeso, verdadeiramente um exército para enfrentar o candidato do atual prefeito que tem a ‘máquina administrativa’ de Ouvidor nas mãos, e que deverá perder importantes nomes para o bloco oposicionista.
No mesmo sentido, seguem as intenções do prefeito de Catalão, em relação ao município de Ouvidor. Adib Elias tem interesse direto naquela região e vai apoiar seja quem for que confronte Onofre Galdino nas próximas eleições. Isto ficou claro no encontro de Adib com João Cezar.
Entretanto, falta ainda ‘amarrar mais algumas pontas’ desse acordo: Diorivan Pereira Rosa, Emerson Camargo e Edinho Adriano. João Cezar quer a resposta da população para o caminho a seguir, devido seu grande respeito à opinião popular. Só depois disso é que a oposição a Cebinha estará inteira e única.
João Cezar preza sempre pela democracia e respeita o empenho de outros pré-candidatos, bem como estava se guardando em ética pela ex-esposa, Maria Rita. Derrubada a possibilidade de Maria Rita candidatar-se e conseguindo aglutinar nomes fortes da oposição, resolveu ‘arregaçar as mangas’ e trabalhar em seu próprio nome.
“Vou sentar com outros companheiros que também pleiteiam a oportunidade de ser o nosso candidato, não me coloco como absoluto, nosso grupo é forte e é formado por bons nomes como do Diorivan, Edinho e o Emerson Camargo, temos que chegar numa unidade, é imprescindível a união da oposição contra o grupo do prefeito”, destaca João.
Existe um projeto político muito grande, tanto da parte do grupo de oposição quanto da parte de Adib Elias para uma gestão humana e que respeite o bem-estar da população em geral, não só o de um pequeno aglomerado de pessoas como mostrou Onofre Galdino.
Diga-se de passagem, Adib Elias vai desequilibrar esse certame de Ouvidor em favor desse grupo. Dois fatores acentuam o interesse de Adib nessa questão: o município de Ouvidor tem um potencial muito grande e está muito próximo de Catalão; segundo: o candidato apoiado por Onofre terá a benção do MDB que constrangeu Adib Elias no episódio de apoio ao atual governador Ronaldo Caiado.
Um pouco de João Cezar da Fonseca: Foi interventor estadual no município de Monte Alegre de Goiás em 1.999. Atualmente com sessenta e nove anos, já foi prefeito de Ouvidor por três mandatos. Tem vocação político-administrativa para unificação da população. Conhece profundamente os problemas e as virtudes de Ouvidor e seus atores. Tem valoroso relacionamento com os dirigentes das mineradoras lá instaladas.
A população de Ouvidor recebeu com alegria a associação de João Cezar com Adib Elias, pois este é muito querido lá também.