O Observatório Covid-19 da Fiocruz informou por nota técnica que nove estados estão com ocupação de UTIs em situação crítica, conforme balanço da última segunda-feira (7). Um deles é Goiás.
A nota considera situação crítica os casos de ocupação de UTIs destinadas à Covid acima de 80%. Em primeiro lugar, aparece – conforme a data – o Distrito Federal, com 99% de ocupação dos leitos. Ele é seguido por Mato Grosso do Sul, com 92%; Rio Grande do Norte, 89%; Pernambuco, 88%; Espírito Santo, 87%; Piauí, 87%; Mato Grosso, 81%; Tocantins, 81%; e Goiás, 80%.
Goiânia também aparece entre as capitais. No dia do boletim, a cidade registrava 91% de ocupação. Além dela: Brasília (DF) e Campo Grande (MS) com 99%; Porto Velho (RO), 91%; Vitória (ES), 89%; e Rio de Janeiro, 86%.
Na nota, a Fiocruz escreve é preocupante a disseminação da variante Ômicron. “Como temos sublinhado, a elevadíssima transmissibilidade da variante Ômicron pode incorrer em demanda expressiva de internações em leitos de UTI, ainda que a probabilidade de ocorrência de casos graves seja mais baixa.”
Além disso, afirma que é preciso “avançar na vacinação e banir estratégias que vêm sendo empregadas para dificultá-la, especialmente na população de crianças de 5 a 11 anos. A exigência do passaporte vacinal é uma política de estímulo à vacinação. É também fundamental controlar a disseminação da Covid-19, sendo central a realização de campanhas de distribuição e o endurecimento da obrigatoriedade de uso de máscaras adequadas em locais públicos”.
Números de UTIs da Covid desta quinta
Segundo boletim integrado da Covid-19 desta quinta-feira (10), os números são menos preocupantes. Goiás tem 73,08% de ocupação. São 266 leitos implantados, 190 ocupados, 6 bloqueados e 70 disponíveis.
Já Goiânia possui ocupação de 71,58%. Os implantados são 190, contra 136 ocupados e 54 disponíveis.
Mais Goiás