Agentes da fiscalização da SEMAD, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, acompanhados de policiais do Batalhão Ambiental flagraram, dia 15 passado, o despejo irregular de resíduos líquidos no córrego Capivara em Nerópolis, pela empresa multinacional de alimentos Kraft Heinz.
A partir de denúncia, a equipe constatou que o córrego estava mesmo poluído por efluentes estranhos ao meio ambiente.
Além da multa de 50 milhões de reais, um representante da empresa foi levado à DEMA – Delegacia de Meio Ambiente, da região.
Apesar do flagrante, a Heinz apresentou documentação condizente com as licenças para prática ambientais dentro das conformidades exigidas por lei.
Sobre a denúncia
Foi feita pelo Deputado Estadual do Patriotas, Amauri Ribeiro, que no dia 10 de setembro esteve no córrego Capivara e constatou que a Kraft Heinz despeja esgotos no curso d’água e que a água estava espessa com a mistura dos dejetos.
Faz necessário saber que, apesar de tratada posteriormente, esta água segue pelo córrego Capivara e despeja no Rio Meia Ponte, fornecedor para a Grande Goiânia.
O Deputado foi informado que o crime ambiental acontece há mais de 10 anos.
O Delegado de Meio Ambiente Luziano de Carvalho, avisou a Amauri Ribeiro que instaurou inquérito contra a Kraft Heinz e perícia para dar suporte ao processo.
O deputado Amauri Ribeiro acrescentou que: “A empresa Kraft Heinz já entrou em contato comigo buscando uma reunião; e eu estarei nessa reunião e quero levar à Secretaria e à Delegacia de Meio Ambiente, quero que a Comissão de Meio Ambiente dessa Casa também participe dessa reunião! Queremos providências imediatas”.
Em sessão ordinária híbrida da Alego desta terça-feira, 14, Amauri apresentou vídeo de denúncia referente à poluição no Córrego Capivara, no município de Nerópolis.
Amauri completou alertando que: “Já foram indiciados no passado e providência nenhuma foi tomada”. “Essa empresa deveria estar respondendo, pagando multa por isso”.