Até onde se sabe, os tucanos voam em bandos. É só olhar pro céu e veremos passar alguns deles em busca de novo pouso, mais seguro e estável.
Precisamente, é isso que está acontecendo nos céus de Goiás. Assustados pela desordem que se instalou nas fileiras tucanas, as lindas aves, que ostentam seus coloridos e enormes bicos, têm juízo suficiente para notar que o poleiro atual está enfraquecido e ameaça a quebrar a qualquer momento.
Dois exemplares, notáveis, que resolveram descansar em nova alcandora, foram as prefeitas de Buritinópolis, Ana Paula Soares Dourado, e a de Alvorada do Norte, Iolanda Holiceni Moreira dos Santos, ambas com 42 anos e também ambas do PSDB. Naturalmente, tudo pela certeza na manutenção da espécie.
Estes fatos acrescentaram mais um tijolinho na teoria de que o caos está instalado nas galerias dos pássaros bicudos. Marconi e Zé Eliton não estão conseguindo manter a estrutura. Virou um salve-se quem puder. Salvar-se, só tem uma direção, “…ao Democratas, companheiros”. Daniel (aquele Vilela!), pela pesquisa do Instituto Diagnóstico, divulgada pelo DM em 9 (segunda), tem miseravelmente 9 pontos percentuais e qualquer coisa além… de intenções de votos. “Zé Eliton Perillo”, também… 9 e um pouquinho. Ao avistarem de longe, a torre democrata no alto, com seus mais de 39 por cento de popularidade, a tucanada trata rapidamente de esgueirar-se até lá. O trajeto é longo e todos não vão caber.
Mais uma personalidade atraída para junto de Caiado, foi o ilustríssimo jovem Lincoln ‘Tejota ‘ Graziane Pereira da Rocha do (PROS) [aê ! Jair Humberto!]. Sem tirar os créditos do jovem, mas ele é filho do notável Sebastião Tejota, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás e interlocutor do chamado ‘Tempo Novo’ de Marconi e vai embarcar de vice-governador na chapa de Caiado. Dizem os analistas políticos que o provável causador desta aquisição tenha sido o prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior.
A porteira está aberta e a temporada de caça aos tucanos também; depois de 20 anos olhando pro céu, o ‘povo’ quer refugiar-se o quanto antes ao ninho dos Democratas. Haja poleiro!