Todos os cães (e gatos) merecem o céu
Dia destes eu deparei com o prefeito da minha cidade, Adib Elias, ‘passeando’ nas cercanias do Alto da Boa Vista II. Não desceu do carro, mas pediu para o motorista parar e lá de dentro ficou examinando uma casinha de cachorro que existe num lote ‘largado’, como a grande maioria dos lotes por aquelas bandas ( onde muitos moradores de outros bairros “perdem” filhotes de cães e gatos diariamente). Daí… ele olhou a casinha e foi embora.
Hoje, 10/maio, saiu um comunicado da prefeitura que serão investidos R$ 400 mil para a construção do Centro de Castração de Cães e Gatos Abandonados.
Com previsão de entregua para 7 meses, as obras terão início dia 14 próximo vindouro; o projeto prevê um prédio com 413 metros quadrados, num terreno com 1.200 e estará situado na Rua Belém, sem número, Vila Erondina (próximo ao antigo aterro sanitário).
O projeto atende às exigências da Vigilância Sanitária e poderá contar com clínica, centro cirúrgico, enfermaria contagiosa e não contagiosa, recepção, sala de assepsia, expurgo, canil com 10 baias e capacidade para atender 60 animais em média. Poderá ter também canil com solário e gatil com alambrado, onde os bichinhos poderão esperar até serem adotados. Ao castramóvel (veículo apropriado para atendimento fora das dependências) estará reservada uma garagem.
Do ponto de vista de construção pública , o secretário de obras Leonardo Martins de Castro Teixeira destacou que a edificação é de fundamental importância para a cidade. “Este centro vai estar preparado não só para fazer a castração dos animais abandonados de Catalão: vamos castrá-los, recuperá-los e eles irão permanecer no canil/ gatil e aguardar as adoções”.
O prefeito Adib disse que : “Tinha o compromisso com a população de resolver ou amenizar a questão dos animais abandonados da cidade”. Com essa atitude, demonstra que a administração está sensível à causa dos animais”.
O lado social desta história é que haverá mais animais saudáveis para adoção e complementação das famílias catalanas.
Enfim, descobrimos o que é que o prefeito estava ‘caçando’ no bairro naquela manhã…
A propósito, prefeito, naquela casinha moram a Magrela, o Preto (filho dela), o Velhão e o Infiltrado, todos vacinados, castrados e muito bem cuidados por uma moradora, só estão morando na rua porque ela já tem outros dentro de casa. São cães sociais que esperam atitudes como essa. Se pudessem, também aplaudiram.