Cavalhadas
A grande festa de Santa Cruz de Goiás
A representação mais fiel das épicas batalhas medievais, entre os povos Mouros e os Cristãos, travadas na Europa Ocidental, pode ser assistida todos os anos no município de Santa Cruz de Goiás, em Goiás.
Os apelos paramentais, o relinchar dos animais, a disparada dos cavalos juntos ao alvoroço criado pelos fieis atores, somados à fumaça e ao cheiro de pólvora emanados pelos disparos de armas de fogo – sem projétil, formam a ilusão mais próxima já vista daquela realidade na história antiga.
O espetáculo parece que ruge, ensurdece e imediatamente, quem assiste, toma partido e passa a torcer para um lado – mouros em vermelho – ou para outro – cristãos, em azul. Todos os dois são belos, muito bem compostos e atuam fidedignamente.
O prefeito Mateus Felix Lopes, daquele município, descreve a festa como uma das mais antigas do Estado, com 202 anos de realizações. “Há 5 meses estamos planejando esta festa, para receber a imensa quantidade de turistas que para cá vêm participar”, revelou Mateus.
Em 2018, a duração das comemorações será do dia 17 a 20 de maio, sendo que as cavalhadas ocorrem nas tardes dos dias 19 e 20 no período final das Cavalhadas. Pelas manhãs acontecem as programações religiosas na Igreja Imaculada Conceição , às noites, espetaculares shows com artistas conhecidos.
Os detalhes e programação da festa podem ser vistos no facebook, @cavalhadas de santa cruz de goiás e @cavalhada santa cruz de goiás.Santa Cruz está a pouco mais de 200 quilômetros de Goiânia, logo após Cristianópolis, para quem volta a Catalão.