O programa iniciado em Cristalina chamado Socializar, no dia 26 (quinta) e vai terminar na sexta (27) e tem como objetivo localizar e identificar todos os moradores de ruas existentes no município.
Vários órgãos, entidades governamentais e não e até mesmo voluntários entraram em ação para levar a efeito os planos do Socializar:
Câmara Municipal de Cristalina, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (6ª Companhia de Comando), Associação Comercial e Agroindustrial de Cristalina, Instituto Federal Goiano, Secretarias municipais de Promoção Social, Saúde, Educação, Segurança, Finanças, Administração, Jurídica e Gabinete, Igreja Católica, através da Pastoral da Caridade da Paróquia Imaculado Coração de Maria (Brasília), Conselho Comunitário de Segurança, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Senasp/MJ e muitos outros voluntários.
Nas palavras de Luiz Henrique, vice-prefeito de Cristalina “Unidos nós somos mais fortes. Parabenizo e agradeço a participação de todos nesta operação, que visa socializar seres humanos que foram parar nessa situação por motivos variados e precisam reencontrar o caminho da dignidade”.
Os desabrigados, 44 deles, foram convidados a passar por triagem no pátio do prédio da prefeitura de Cristalina, onde receberam atenção social e psicológica, além de alimentação, banho – O banho da dignidade – aparação das unhas e cabelos. Alguns de outras cidades receberam passagens de volta para a origem e outros conduzidos à delegacia para prestarem contas com a lei.
Um dos gestores do programa, o comandante da Guarda Municipal, Santos Alves, revelou que a ação foi planejada embasada em estudos preliminares.O programa prevê ainda a repetição brevemente dessas ações no município.