Num exacerbado clima de amizade, que não é incomum em Catalão, o prefeito Adib Elias recebeu hoje (14) pela manhã, no auditório da prefeitura, os representantes e proprietários de academias de ginástica do município.
O grupo resolveu negociar com o prefeito a reabertura de seus estabelecimentos – que não estava prevista no próximo decreto municipal de enfrentamento à pandemia do coronavírus – ante as dificuldades econômicas que o setor vem apresentando pelas mesmas razões.
Depois de ponderações de ambas as partes em extremo ambiente de cordialidade, resolveram que as academias de ginástica vão poder sim reabrir as portas.
Entretanto, sensível à causa, Adib Elias impôs condições para que isso possa acontecer, sob forte fiscalização da secretaria de esportes: limitação da quantidade de alunos; respeitando todas as normas de seguranças inerentes ao negócio; regras de higienização definidas em outros decretos e normatizações da Vigilância Sanitária, Estado de Goiás e Município de Catalão (Regidas pela OMS Organização Mundial de Saúde).
Ao descumprimento dessas normas – por menor que seja – a resolução será revertida imediatamente, ficou claríssimo na reunião.
A reabertura das academias de ginástica trata-se de um caso excepcional e emblemático que poderá servir de referência para todos os outros setores da economia municipal.
Academias agregam muitas pessoas simultaneamente, e se contrapõe ao fator de isolamento social tão necessário para mitigação do coronavírus.
Obtendo-se o resultado esperado, nada impede que a regra seja implementada aos outros negócios para a retomada da economia de Catalão.