Dentro do escopo dos decretos estaduais e municipais editados pelo Estado de Goiás e Município de Catalão, pelo Governador do Estado e Prefeito do município, Ronaldo Caiado e Adib Elias, respectivamente, as indústrias receberam a determinação de paralisar suas atividades imediatamente.
Tais ordens fazem parte das medidas de enfrentamento à pandemia de Coronavírus que assola Goiás, bem como todo o Brasil.
As empresas do setor (as diretorias) de mineração foram informadas da decisão pelo próprio prefeito Adib Elias e têm até o fim da tarde de hoje (domingo, 22) para o cumprimento dos decretos. Caso contrário, as leis pertinentes serão invocadas e a paralisação será compulsória.
A MMCB, Mitsubishi Motor Catalão , já se manifestou oficialmente como cumpridora do decreto. Porém, as mineradoras da cidade ainda não deram a sua concordância, oficialmente, sobre o assunto.
O prefeito Adib Elias e o Governador Ronaldo Caiado, por seus instrumento legais, avisaram que têm recursos para paralisar imediatamente, mesmo diante da discordância de seus diretores.
Trata-se de emergência sanitária de características mundiais, existindo condições legais apropriadas para tais medidas.