Cristalina e sua vocação industrial
A Ovos BL, localizada em Santa Maria do Jetibá, Espírito Santo, a segunda maior empresa produtora de ovos de galinha do Vale do São Francisco, recebeu a visita do prefeito do município de Cristalina, Daniel do Sindicato, nesta quinta-feira (27).
O objetivo do prefeito foi finalizar os detalhes para a instalação de uma unidade da distribuidora na região de Cristalina, mais exatamente em Lajes, situada a cerca de dez quilômetros do centro da cidade.
A empresa começará a produzir já no próximo ano de 2021 e o projeto inicial é que sejam investidos R$ 100.000.000,00 (cem milhões de reais) em quatro anos, com a construção de seis galpões para recria e 16 para a produção, com a geração de mais de 100 empregos diretos.
Lá em sua matriz, a configuração da BL é a seguinte: tem 06 galpões para recria, onde o pintinho é recebido com um dia de vida, e 23 galpões para a produção, onde hoje são produzidas 3.800 caixas de ovos por dia, sendo que cada caixa tem 30 dúzias.
Todos estão muito felizes com a chegada da produtora de ovos porque isto sintetiza a séria política que os gestores do município estão desenvolvendo para a atração de todos os tipos de investimentos para a região.
O prefeito Daniel assumiu compromissos no sentido de estar oferendo apoio total à empresa, bem como aos titulares e seus familiares. À frente da BL encontram-se Halecson Stinguel (Lequinho), Halecson Stinguel Júnior, Alexandre Stinguel, Ana Paula Buss, Tatiane Schoeder Buss e Evandro Buss Júnior.
A vinda da BL para Cristalina foi resultado da intermediação do Secretário de Obras de Cristalina, Fábio Barreto, com a ajuda imprescindível do Tatu, o Ronivon.
Acompanharam também o prefeito Daniel na viagem o presidente da Associação Comercial, Airton Arikita, o médico Luiz Otávio, grande colaborador da administração, e o secretário de comunicação e turismo Eliézer Bispo.
Para se ter uma ideia do tamanho da BL, em novembro deste ano a Granja BL completará 18 anos de atividade.
Ela foi fundada pelas famílias Buss e Stinguel, homenageadas com as letras iniciais para formar o nome da empresa. Hoje a BL tem também uma unidade de pasteurização, mas a estrutura principal é mesmo a produção de ovos in natura, com um plantel de 1,8 milhão de poedeiras (destes, apenas 100 mil são de aves vermelhas) e 750 mil codornas. A BL é uma das maiores produtoras de ovos do Espírito Santo e seu principal mercado é a Bahia, onde entrega cerca de 90 por cento de sua produção. Certamente Cristalina vai recebê-la de braços abertos.