Após temporal histórico, município segue executando importantes reparos por toda cidade
Os estragos e danos materiais – resultado daquele que foi considerado o maior temporal que caiu sobre Catalão desde a década de 70 – ainda são vistos e motivo de comentários por toda parte. Mas, o que a população também já notou foi a rápida ação do poder público. É que rapidamente a administração municipal montou uma força tarefa e em situação de emergência junto à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e várias equipes de diferentes secretarias, desde o momento da chuva forte e intensa está cuidando de tudo, zelando pela cidade e todos os moradores.
Para minimizar os transtornos à população e recuperar o mais breve possível o município, equipes e maquinários estão atuando em todas as áreas afetadas pelo temporal. E o trabalho tem sido também de assistência social. Cras e Creas realizaram mais de 20 visitas às residências a partir das ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros. Cestas básicas e colchões foram distribuídos aos atingidos pela chuva que são famílias principalmente dos bairros Monsenhor Souza e Setor Universitário. De acordo com a necessidade, foram ofertados ainda alojamentos e a Prefeitura, além de orientações sociais às famílias, disponibilizou também caminhões para fazer a mudança.
“Ninguém espera um temporal como esse, ninguém sabe quando vem uma chuva dessa proporção. Mas, todas as medidas estão sendo tomadas com responsabilidade e segurança e juntos nós vamos mais uma vez reerguer, reconstruir essa cidade que dia a dia é mais amada e querida por nossa gente”, disse Adriete Elias, Secretária de Promoção e Ação Social que completou: “Estamos todos solidários às famílias atingidas e com cada cidadão catalano. Nos colocamos nessa situação tão delicada à disposição da sociedade”.
Entenda:
A ação da natureza foi tão forte que acabou sendo inclusive noticiada em rede nacional de televisão. Tudo aconteceu depois que três represas particulares se romperam por não suportar a enorme quantidade de água da chuva. Ruas, avenidas e vários locais públicos ficaram praticamente submersos, comércios e residências também contabilizaram danos. Uma das principais vias do município precisou ser interditada, estabelecimentos comerciais e escolas da região foram orientados a não funcionar.