Nitidamente, a presença do prefeito de Catalão em Ouvidor provoca desconforto e desorientação na situação, pois se sabe que a presença de Adib Elias alterna os destinos de campanhas eleitorais.
Outrora, Onofre Galdino foi aliado de Adib Elias, por compartilharem a mesma sigla partidária, o MDB. Entretanto, depois da intransigência do jovem ex-deputado federal e atual presidente do referido partido, Daniel Vilela, aquilo que era uno separou-se.
Isto posto, o grupo do prefeito Onofre ‘bate cabeça’ e ‘pula miudinho’ para tentar indicar seu sucessor à candidatura ao cargo de prefeito e até mesmo para organizar a consistência política em seu redor. A receita política do MDB em Ouvidor parece ‘galinhada sem frango’, está fraca e sem ícones para levantar a moral do grupo. Em evento recente para apontar um provável sucessor de Onofre, levantaram nomes de pouca ou nenhuma reverberação na sociedade local. O legado político de Onofre será nenhum.
A Oposição ao Onofre são os três ex-prefeitos: Diorivan, João César e Marion. Todos extremamente conhecedores de cada palmo da pequena cidade e principalmente de cada gaveta do prédio da prefeitura.
O clima em Ouvidor avisava que Adib Elias estava por perto; ele está empenhado em aglutinar a oposição e desalojar o candidato de Onofre, seja ele quem for. Elias tem ‘bala na agulha’, pois é sabido que vai compor as fileiras do Podemos e deve assumir a presidência estadual do partido.
Num futuro breve, sua posse será marcada com grande festa em Catalão, recebendo senadores da República, deputados federais e estaduais, bem como autoridades de todos os níveis; inclua-se aí Renata Hellmeister de Abreu, deputada federal por São Paulo e herdeira natural da hierarquia dentro do partido. Também tem a presença marcada no evento o historiador e professor, atual senador pelo Podemos, Álvaro Dias. Contabilize ainda neste grupo o governador Ronaldo Caiado, que deve sua eleição ao prefeito catalano.
Adib, reunido com as principais lideranças políticas de Ouvidor e os três ex-prefeitos, pediu a união da oposição. É certo que numa festa do tamanho da que está sendo projetada pelo Podemos, todos que estiverem ao lado de Adib Elias – ninguém vai ficar de fora.
Bastou esta ida do prefeito de Catalão a vizinha Ouvidor para colocar ‘o trem nos trilhos’. Grandes convicções foram formadas, todos têm o que fazer e ninguém será esquecido.