Para quem conhece e já precisou dos serviços da Casa de Apoio de Catalão, em Goiânia, sabe da importância que ela tem na vida dos pacientes e acompanhantes que vão à capital em busca de atendimento especializado para a saúde.
Basta imaginar a necessidade de uma consulta ou um exame com a saúde precária, pegar um ônibus até Goiânia e maratonar lá atrás de atendimento médico, sem apoio de espécie alguma.
Não, esta ficção não existe para o cidadão catalano. Várias vans de transporte podem os levar de Catalão a Goiânia, sem custo, deixar-lhes na Casa de Apoio, onde são recebidos com gentileza e propriedades de hospedagem na medida certa. Hoje a realidade é excelente. São cerca de dez leitos, área de circulação e alas masculina e feminina, 4 banheiros, tudo excepcionalmente limpo e higienizado.
Quatro refeições por dia, enxoval substituído diariamente e tudo impecavelmente limpo.
Além disto, a equipa trata de ajudar nas papeladas de laboratórios e hospitais, orientam e transportam dentro daquela cidade.
Excelente não é? Pois saiba que Adib Elias, o prefeito de Catalão, arrumou um jeito de melhorar tudo isto.
A prefeitura de Catalão disponibilizou outra casa – em Goiânia – que vai substituir a já existente. O imóvel é melhor ainda do que o atual: serão 13 (treze!) quartos e 15 (quinze!) banheiros além de uma ampla garagem e área externa adequada para lazer e descanso dos pacientes.
“O espaço ainda possui uma cozinha industrial com amplo refeitório dotado de mesa e bancos para até 60 pessoas. Além disso, a Casa de Apoio oferecerá aos seus usuários, transporte para a rede de saúde da capital”, relata matéria a respeito publicada no site da prefeitura.
“O que venho tentando fazer em vários setores da saúde do município é humanizar o atendimento e oferecer mais conforto dando uma estrutura adequada aos seus órgãos. Essa nova Casa de Apoio vem para valorizarmos ainda mais os catalanos que necessitam de tratamento fora do domicílio. O que pretendemos é aliar o excelente trabalho que já realizamos na atual casa, com uma estrutura mais ampla, nova, moderna, que traga mais conforto aos pacientes e seus acompanhantes”, disse Adib Elias.