A casa própria não é um sonho, é um direito!
Quem transitou pela GO 217 passando por Cromínia na direção de Mairipotaba, deparou-se com o Gil ‘agarrado’ na construção de mais uma moradia para o primeiro município. Estavam com ele, amigos, funcionários da prefeitura e outros parceiros, num verdadeiro mutirão.
Cromínia está a oitenta e cinco quilômetros de Goiânia e tem pouco mais de três mil habitantes.
Gil é o Gilvander Alves Pereira, prefeito de lá. Gilvander vem executando desde 2017 o projeto ‘João de Barro’ que tem por objetivo atender toda a população que ainda não tem a casa própria.
O programa funciona assim: a prefeitura, na maioria das vezes, entra com parte da mão de obra, o lote, os materiais e a construção propriamente dita. Como as casas envolvidas neste trabalho já tem a família destinatária, em alguns casos, a prefeitura pode receber ajuda de parentes e amigos daquela família restando minimizar o esforço municipal que será redirecionado para outros lares que não possuem oportunidades de ajuda.
O plano do Gil são quarenta e oito casas até o final do mandato; já entregaram trinta e tem seis em andamento. Destas, quatro estão em estágio avançado e duas em fases iniciais.
Vários foram os eventos cerimoniosos que o Gil entregou casas prontas, bonitas e bem feitas às famílias que não as possuíam. Esta ideia lhe ocorreu quando, certa vez, apreciando propagandas de vendas de imóveis reparou o seguinte: “Vimos cartazes, revistas, jornais e filmes publicitários de lançamentos imobiliários que enchem os olhos pela localização e exuberância do projeto, mas o sonho logo se desfaz quando vemos o valor das prestações.
Quem recebe 1, 2, 3, ou 4 salários mínimos está fora…. E o sonho da casa própria, que deveria ser direito de toda família, continua distante. Então, resolvi criar um programa que atendesse às pessoas que vivem em lugares precários aqui em Cromínia”, conta o prefeito.
O plano é nobre e saiu da teoria para construção definitiva. Tanto que Gil recalculando os recursos, garantiu que vai ultrapassar a marca das cinquenta casas construídas pelo método, deixando para trás o objetivo inicial de quarenta e oito.
O nome ‘João de Barro’ deve-se à existência do pássaro com mesmo nome que, além de bonito, é um engenheiro inteligente e voraz quando se trata de construir a sua própria casa!
A casa que vem sendo terminada, na qual flagrou-se o Gil com a mão na massa, literalmente, está sendo respaldada e é composta de dois quartos, sala, cozinha e banheiro e tem quarenta e oito metros quadrados.
“Ter a sua própria casa não é um sonho, é o direito do cidadão”, acredita o prefeito Gil.