Cleber Borges
O silêncio e a monotonia do parque ambiental Calixto Abrão foram quebrados no alvorecer do último sábado (4) com mantras (músicas de meditação) e suaves movimentos praticados por 12 yoguines catalanas. Elas escolheram o início da Primavera e um dos ambientes onde a natureza se manifesta com maior vigor em Catalão para praticar os 108 Suryas Namaskar (palavras que, em Sânscrito, significa Saudação ao Sol).
O 108 é o número de sequencias de exercícios que, desde a pré-história, o hindu repete para reverenciar Sávitri, o deus-sol. Para o hindu ou qualquer outro povo, a estrela central do Sistema Solar é a fonte de energia de todas as formas de vida. “Com a ocidentalização da Yoga, o Surya Namaskar foi sendo esquecido”, afirmou a yoguine Lara Stoppa. Ela disse que promoveu o ritual no parque também para resgatar a secular tradição.
“Muita gente pensa que a Yoga é apenas uma atividade física. Outros não se interessam porque pensam que ela é religião. Ela não é nada disso, é uma filosofia de vida. A saudação ao sol é uma busca de energia. Yoga é bom para o físico e para a alma. É uma prática que dá equilíbrio para a pessoa. Ela é muito auspiciosa”, destacou a dona de casa Rubiana Salomão Barbosa, praticante de Yoga há 8 anos. Apesar disso, ela garante que sábado foi a primeira vez que repetiu o 108 Suryas Namaskar.
Para Lara Stoppa, o 108 é um número auspicioso que tem várias representações nas escrituras do Yoga. Ele representa também 108 pessoas (grandes sábios) que atingiram o Nirvana (iluminação), mas escolheram reencarnar na Terra para aliviar o sofrimento humano.
“É uma prática que traz benefícios físicos, mentais e espirituais, além de ajudar a fortalecer a humildade nas pessoas. Era um sonho realizar essa atividade aqui em Catalão. Para isso, eu vinha me preparando desde o ano passado”, disse a yoguine, professora e personal trainer. Ela adianta que pretende voltar a realizar esses exercícios no próximo ano e que, caso alguém esteja interessado na prática do Yoga é só fazer contatos através do celular (64) 8124-1085.
Segundo os princípios do Yoga, o sol (Surya) é a fonte de luz, de calor e da vida no planeta Terra, portanto, sem ele a vida não seria possível. O sentido mais exato desta saudação é a invocação da luz como fonte de conhecimento. Assim, o sol possibilita a capacidade de visão e o conhecimento rápido e direto de toda a manifestação. Por essa razão, na tradição Indiana, a luz, o fogo e o sol são símbolos de sabedoria e do conhecimento da essência humana.
Namaskar (saudação) é uma reverência ao Sol. Representa sintonizar-se com o ciclo da vida e morte, com o poder maior e Divino que reside no centro do Céu e no centro de cada Ser, aquele que tudo ilumina e não é iluminado por nada, aquele que não tem início e nem fim, o Deus em cada um.