A cultura do empreendedorismo dá um salto em Anhanguera
*Link de acesso as fotos do Evento no final da matéria
O prefeito de Anhanguera planejou acatar o projeto do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, desenhado para a população escolar do município.
Jepp – Jovens Empreendedores Primeiros Passos é um projeto do Sebrae onde os novos têm o primeiro contato com empreendedorismo.
O curso do Jepp desenvolvido em sala de aula começou no mês de fevereiro deste ano e possibilitou que as crianças aprendessem de forma simples e didática as habilidades de empreendedorismo.
O Analista de Desenvolvimento do Sebrae, Danilo Dunck, destacou que ao final do projeto virá uma grande festa. O mais importante, porém, é que “isto se perpetua, permanecendo na mente das crianças a noção de administração básica e, desse modo, conseguirão fazer- no mínimo – uma gestão financeira básica, sendo este o objetivo do projeto Jeep do Sebrae”, descreveu.
A Secretária Municipal de Educação, Valdilene Teixeira, descreve o trabalho feito com cerca de 80 alunos da Escola Municipal ‘Joãozinho e Maria’, com faixa etária de 7 a 10 anos que foram escalados para o plano.
As séries escolares, com o auxílio dos professores e pais, desenvolveram produtos para serem comercializados na feira promovida pelo projeto.
As mercadorias escolhidas foram desde temperos até os caldos, passando por salgados e brinquedos ecológicos. Até a locação de pula-pula e fotografias, atenderam na parte de serviços. Foram incluídos entres os empreendedores a Creche, com os produtos de Maçã do Amor, e a Escola Estadual.
Os jovens de Anhanguera envolvidos no projeto aprenderam a identificar as necessidades de uma comunidade, gerir seus custos e comercializa-los. O resultado das vendas é dividido entre os próprios alunos.
A secretária acredita que o envolvimento da família no processo “fortalece os vínculos da educação sobre o assunto”.
Os alunos que fizeram parte da exposição foram os que participaram das danças de quadrilhas executadas na mesma festa, fixando a parceria da Secretaria de Educação com a de Turismo do município.
A excelência da decoração e a produção cultural foram pensadas e executadas pelos alunos, igualmente.
Depois da festa junina na quadra do Cepac aconteceu o forró sob o comando de Taquinho e Banda.
O Prefeito ‘Chico’ como é conhecido Francisco da Silva, inaugurou o evento e conceituou que “é desde pequenino que se educam as crianças, principalmente quanto aos negócios, parte tão importante e produtiva de um município”.