Num relato sobre o primeiro ano de gestão pública, Mauro da Farmácia – como é conhecido, diz que “houve muitas inaugurações e várias obras; o primeiro ano é sempre um pouco devagar”.
Está convicto de que o prefeito Wisner está se adaptando ao cargo “… primeira vez que ele é prefeito, fica sensibilizado…, meio constrangido até”.
Apesar de ter sido criado por parentes que atuavam na política, Mauro tem consciência de que o primeiro mandato de um parlamentar é algo como um “barriga verde”, não tem muita experiência. O vereador não entende direito o que acontece em volta de si. Num segundo mandato o indivíduo está mais maduro.
O vereador lembra que na primeira legislatura enfileirava-se com o PMDB; já neste segundo mandato, desincompatibilizou-se com o partido e filiou ao PSD – Partido Social Democrático. Eleito em 2016 com 273 votos, Mauro atribui esta predileção ao seu envolvimento com a comunidade: é proprietário de farmácia há 45 anos e é coordenador do Hospital do Câncer de Barretos para Corumbaíba. Além disto, conta com o apoio da direção e de muitos funcionários de um dos maiores laticínios do Brasil localizado em Corumbaíba: a Italac.
Barros reconhece no prefeito um grande parceiro que atendeu a todos os seus pedidos de vereador; exemplo: o requerimento de oito academias ao ar livre, instaladas para a comunidade. Wisner “arrumou” vans (veículos) para transporte de pacientes ao HC de Barretos e um mini-hotel no município de Jales onde se localiza outra unidade do HCB e distante pouco mais de duzentos quilômetros de Barretos. Corumbaíba tem “quase” vinte pacientes atendidos pelo HCB de Jales. Utilizam-se dohospital de Jales devido à disponibilidade de vagas em comparação com o de Barretos.
Quanto às moradias populares, o vereador revela que o executivo “está comprando” área suficiente para a construção de 75 casas destinadas às baixas rendas. A avaliação do vereador Mauro para o prefeito Wisner é muito “positiva”. “Ele está trazendo o IPASGO (Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás) e conseguiu aumento de salário para o funcionalismo público em geral”. Para 2018, Barros planeja manter a parceria com o prefeito naquilo que for correto para a comunidade de Corumbaíba. Não foi possível, ainda, comparar a gestão atual do município com a administração do ex-prefeito Romário. O vereador sabe que a vontade do prefeito Wisner é a de não repetir a sua candidatura para as eleições de 2020,mas reconhece que há na seara política de Corumbaíba farta oferta de candidatos capacitados para assumir a vaga.
Demonstrando grande senso de estadista e coletividade, Mauro Barros afirma que o vereador não deve agir só para o grupo que o elegeu, mas sim para toda a população da cidade.Mauro defende um saneamento na política nacional e espera boas perspectivas para a gestão pública de Corumbaíba até o próximo pleito. A população é necessitada de providências nas áreas de educação, saúde, moradia e segurança, lista o vereador. “A boa gestão de Corumbaíba é mantida há vários anos: temos ônibus que vão até Caldas Novas,Catalão, Araguari… todos levando estudantes que precisam sair da cidade”. Existe um plano para construir um novo hospital ou aumentar o existente, para erguer a delegacia, o conselho tutelar e até uma creche. “Todo esse ambiente produtivo é estimulante para o trabalho dos vereadores”, encerra o edil.
A função e as amizades transformaram-se em pedidos da população para que Arnaldo se candidatasse como parlamentar. Eleito, ele é consciente do papel que um vereador deve exercer, “ajudar à população que o elegeu”, “a cobrança é muito grande, mas eu estava preparado para isso”.
Com a afirmação de que sempre quis ser vereador, Arnaldo torna, assim, a empreitada mais leve, mesmo sendo oposição ao prefeito Wisner – do Democratas.
Nestes anos de 2017 e início de 18, o vereador sabe que a crise nacional fez com que caíssem as arrecadações dos municípios em geral. Em Corumbaíba não acontece diferente; por causa disto, as demandas públicas no município são melhores dosadas e controladas, ponderou Arnaldo.
Com o passar do tempo, “…adquirindo mais experiência e a situação econômica se recuperando o atendimento ao eleitor pode melhorar mais”, promete o vereador.
Fazem parte do portfólio do parlamentar os requerimentos que tratam da insalubridade e das horas extras dos funcionários públicos municipais. Estes requerimentos já foram transformados em projetos de lei e estão por ser apreciados pela câmara de vereadores.
Fazendo uma análise sobre o primeiro ano de gestão do prefeito Wisner Araújo de Almeida, Arnaldo considerou que “um ano da gestão dele, valeu mais do que os quatro anos da gestão anterior”.
Dono de extremo bom senso, o prefeito Wisner provou sua parceria com o vereador Arnaldo ao construir uma casa para família carente da cidade, em atendimento a pedido do parlamentar.
“Wisner é totalmente transparente, está tudo em cima da mesa dele, ele não esconde nada; quando é preciso ele me mostra o que for necessário”, ponderou o vereador.
Arnaldo acredita também que as bandeiras políticas devem ser recolhidas em favor da coisa pública. Trabalharem juntas, as partes, para atender com presteza e eficiência ao clamor do povo. O parlamentar crê igualmente que, em Corumbaíba, tem vereadores se desgastando fazendo política somente pela política, exclusivamente partidária, sem pensar nos anseios da comunidade.
Independente das questões políticas partidárias “… estou aqui para somar, sou parceiro da gestão e da coisa certa”, acrescentou Arnaldo. O prefeito Wisner dá provas constantes de seu integral compromisso com o legislativo; nas inaugurações pela cidade ele manda que citem nas placas de lançamentos os nomes de todos os vereadores da câmara, independente que sejam situação ou oposição.
Arnaldo explicou como um pedido do executivo é atendido pelo legislativo: “Ele pede, a câmara estuda e debate. Fazemos as sugestões e devolvemos para o executivo; ele faz os ajustes manda de volta e se interessar para a comunidade, nós aprovamos”.
É desta forma que o vereador classista entende sua função e tem sido reverenciado pela população em agir assim.