O entorno do distrito federal, localiza-se na região sudeste do Estado de Goiás, a quem pertence a sua responsabilidade administrativa.
Com a economia centrada basicamente em prestação de serviços e a agropecuária, a maioria dos 22 municípios são carentes de todos os serviços oferecidos pelos setores públicos, tantos os municipais quanto os estaduais.
Cristalina, em 2017, passou a navegar na direção contrária. Com a sua gestão municipal passada às mãos do prefeito Daniel do Sindicato e de seu vice Luiz Henrique Trolle, pelas eleições de 2016, conta com grandes progressos em todas as áreas da gestão pública, tais como, educação, segurança, moradias populares e especialmente da saúde.
O Hospital Municipal Chaud Salles, através do centro neonatal, já faz para a população em geral os testes da ‘orelhinha’ e da ‘linguinha’. O primeiro consiste em verificar clinicamente se o recém-nascido traz consigo algum problema auditivo. Já o da ‘linguinha’ antecipa se o bebê tem algum problema no freio lingual.
A fonoaudióloga Dra. Marai Paula Toledo, responsável pelo centro avisa que “os testem não doem, não furam, não sangram e os resultados saem na hora”.
A secretária de saúde, Leila Sabadin, lembra que “Cristalina é o único município do entorno que faz esse tipo de atendimento”, e que cerca de 250 atendimentos de diversas naturezas são prestados mensalmente aos RN naquele centro neonatal.