Em campanha eleitoral de 2016, o Vereador Antônio Carlos Zobrioli, de Campo Alegre de Goiás, prometeu à comunidade evangélica do município ajudar criar o conselho dos pastores. Hoje, o parlamentar admite que “deu trabalho”, mas deu certo no início de 2017.
Zobrioli prometeu também arrumar uma área para o conselho montar uma clínica para dependentes químicos. Reuniu os colegas membros da câmara e deliberaram pelo sim do requerimento ao prefeito, sobre o assunto.
Sensível, como sempre, Zé Antônio correspondeu positivamente. Percorreu junto com os vereadores – presidente da câmara Célio Tapera, Zobrioli e pastores, a região da Sesmaria, local a 18 quilômetros da região urbana de Campo Alegre. Sancionou lei que aprovou em comodato uma área para tal. Zabrioli nem é da base do prefeito Zé Antônio.
A área escolhida, bastante estratégica, é servida pela rede elétrica disponível no município e fica próximo à rodovia que liga Campo Alegre a Ipameri.
Com o tamanho de 30 mil metros quadrados, o lugar escolhido recebe hoje (04) a mesma comitiva acompanhada também por um profissional agrimensor que vai demarcar o pedaço de terra para repassá-lo finalmente ao conselho dos pastores.
Feitas as medições, o conselho constituído, poderá cercar o local e iniciar um planejado plantio de comestíveis. Existe ainda a iniciativa de empresários do município que estão dispostos a investir na concepção da planta e posterior construção das instalações que abrigará àqueles pacientes.
O vereador Zobrioli admitiu que Campo Alegre possui um número alto de dependentes químicos, entre jovens e adultos, em drogas diversas. A comunidade em geral não suporta mais as incursões de drogas no meio social.
Zobrioli não consegue, por enquanto, mensurar investimento para erguer a obra de notável valor, muito em razão da inexistência da planta civil.
Os investidores pedem sigilo quanto a divulgação de nomes e planos, até que algo de mais concreto esteja resolvido. Ao amparo da legislação, grandes empresas da região pretendem optar pelas ofertas de renúncia fiscal do governo federal, instruindo os projeto que o conselho deve apresentar.
Zobrioli comentou que “só se consegue realizações com a união das pessoas”, referindo-se à abstinência do prefeito Zé Antônio, quanto às questões partidárias no momento de solidariedade.
Valdir Pereira de Souza, presidente do CONPLEC – CONSELHO DE PASTORES E LÍDERES EVANGÉLICOS DE CAMPO ALEGRE (SIC), revelou que o grupo foi criado em 2017 para encabeçar soluções para a adversidade social das drogas no município.
Naturalmente, a solução para o problema passa pela comunidade evangélica, que deverá sair “fortalecida” com a ação, nas palavras de Valdir. Ferreira corroborou a posição explicada pelo vereador Zobrioli e acrescentou que será criada uma casa de recuperação de dependentes químicos. Eventos da igreja também deverão ser demandados futuramente no local. O presidente admite que as oito denominações que fazem parte da comunidade, têm habilidade específica para lidar com o assunto de combate às drogas.
A constituição orgânica do conselho será ainda escolhida com a exigência de se pertencer à comunidade evangélica e “conduta ilibada” do indivíduo.
O prefeito Zé Antônio acrescentou: “É preciso um olhar diferenciado para esse conselho composto por pessoas que fazem um trabalho distinto na sociedade. A doação dessa área é um importante passo para o desenvolvimento da entidade beneficiada, e para toda a comunidade campo-alegrense, que agora terão um espaço próprio para realizarem suas atividades. Coloco a prefeitura disposição para ajudar naquilo que for possível para a edificação desse projeto.”