Nova Aurora está em guerra contra a dengue!
Para combater possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zica e Chikungunya, a Prefeitura do município de Nova Aurora, através da Secretaria de Saúde, realizou um grande mutirão na última sexta (29).
A ação contou com o apoio de colaboradores de todas as áreas da gestão municipal, da comunidade em geral e também do Corpo de Bombeiros.
Cerca de cem pessoas estiveram envolvidas desde cedo nas atividades; divididas em equipes, visitaram casa por casa de rua a rua, lotes baldios, áreas públicas, promovendo uma verdadeira caçada aos criadouros do mosquito. Fizeram parte do grupo, sete profissionais diretamente especializados no assunto. Vários caminhões repletos de lixo foram removidos das casas.
Toda a estrutura administrativa e operacional do poder público esteve à disposição, tais como maquinários, caminhões, tratores e outras viaturas.
A iniciativa foi da prefeitura que convidou a população a depositar na calçada todos os materiais descartáveis (pneus, folhagens, entulho, garrafas, etc.) que possuíam e que poderiam contribuir para a proliferação do mosquito e a consequente deflagração da doença.
“Precisamos fazer uma soma de esforços entre o serviço público e a população para conseguir manter a dengue longe da nossa cidade”, comentou o Prefeito Vilmar Carneiro.
O Secretário de Saúde, José Emídio Neto, completou com a prudência que o assunto exige: “Todos devem olhar seus quintais e o interior de suas residências. Medidas simples devem ser tomadas para salvar vidas: removam tudo o que possa parar a água nas calhas, virem as garrafas de boca para baixo, coloquem o lixo em sacos plásticos e mantenham a lixeira fechada, fora do alcance de animais e as caixas d’água tampadas. Preencham com areia até a borda os pratos das plantas”, pontuou o secretário.
Neste ano, até o momento, Nova Aurora vem mostrando um dos índices mais baixos de registros de dengue. Somente dois casos foram positivos nas seis amostras de indivíduos com suspeita de dengue, confirmou a Coordenadora da Atenção Básica, Nair Maria Ribeiro Emídio.
A servidora relatou que diariamente o agente da Vigilância Sanitária percorre a cidade e semanalmente são feitas vistorias com instruções e alertas para os moradores. Entretanto, na última sexta-feira de cada mês, acontecem mutirões mais minuciosos, como esse do dia 29, adentrando aos domicílios se necessário for.
Demonstrando o perfeito engajamento de todos na campanha, os alunos da Escola Estadual Illydia Maria Perilo, realizaram um ‘apitaço’ pelas ruas de Nova Aurora, portando faixas e cartazes com o objetivo de mover os moradores a participarem da ação conjunta.
“A mobilização foi necessária e os asseios dos quintais beneficiam e muito”, menciona Nair, “diante do perigo que a situação impõe”.
Para a semana que vem, a prefeitura terá o balanço da operação, revelando os números decorrentes da ação preventiva.
0