Através da interveniência de Cláudio Lima e Maciel do Tudo Caupira, prefeito Adib Elias atenderá importante demanda dos produtores de tomate
A gestão municipal pode e deve fazer algo mais, além de suas atribuições constitucionais, por que todas as suas ações serão convertidas em benefícios para a comunidade.
O fomento às atividades comerciais podem também fazer parte da lista de ações do governo municipal.
Exemplo disso é o apoio que a prefeitura de Catalão, na pessoa de Adib Elias, o prefeito, o radialista e vereador Cláudio Lima, e o secretário Maciel Tudo Caipira, estão concretizando em favor da Associação dos Tomateiros da Região de Catalão. A associação congrega mais de cinquenta produtores rurais dos setenta existentes na região.
O problema com esta associação reflete-se após a colheita, quando os produtores precisam encaixotar os tomates do jeito que eles são colhidos sem classificação alguma. Isso por que o grupo não possui uma área e nem equipamentos para a tal operação de classificação.
A consequência da ausência deste processo acaba desvalorizando a mercadoria (os tomates) diante do cliente comprador, pois cabe a este desencaixotar e separar as frutas pela qualidade, quantidade, peso e outros atributos.
O resultado é que produtores obtêm um preço muito abaixo das cotações normais da fruta. Existem plantadores de tomates endividados a ponto de comprometerem sua existência, por conta dessa desvantagem latente na comercialização.
Com o apoio do prefeito Adib, a associação recebeu em comodato uma área para a construção de um galpão (que também vai ser bancado pela prefeitura) e receberá ainda, um caminhão para fazer o transporte dessas frutas, otimizando o custo da operação. Avaliada em quatrocentos mil reais, esse fomento promete dar vida nova aos produtores rurais que pretendem incluir em sua associação plantadores de outras hortaliças da região.
O galpão a ser construído vai possuir rampa de acesso para embarque e desembarque de veículos transportadores, bem como uma máquina classificadora, fazendo com que o tomate siga para o distribuidor, classificado e separado, valorizado em sua essência.
Mais do que um agente social para a comunidade a prefeitura é também um ente de fomento para uma associação que gera mais cinco mil empregos, como afirma Laurivan Manoel de Paula Presidente da associação dos tomateiros de Catalão. Na segunda, 9 de março, às 08h30 da manhã, capitaneados por Cláudio Lima e Maciel Tudo Caipira, os “tomateiros” de Catalão serão recebidos pelo prefeito Adib, que poderão ter um novo horizonte pela frente.