A Prefeitura de Anhanguera realizou na última sexta feira (22) mais um mutirão de combate à dengue em praticamente todos os imóveis da cidade. A ação que envolveu todas as secretarias municipais, agentes de endemias, colaboradores do município vizinho, Cumari, e Corpo de Bombeiros, contou com um numero superior de 50 colaboradores que divididos em equipe fizeram uma verdadeira caça ao mosquito Aedes aegypti.
Divididos em equipes, cada agente carregou um saco de 100 litros para a coleta de materiais que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O objetivo também é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.
“As pessoas precisam entender que as altas temperaturas e o período de chuvas ajudam muito a larva do mosquito se proliferar, por isso a Prefeitura organiza de forma sistemática, uma vez por mês esse mutirão com todas as secretarias, mas a população precisa participar e ter consciência de que a prevenção é o melhor remédio contra a dengue”, disse a Secretária de Saúde Marta Valéria.
Afinal o município é cortado por um grande rio o Paranaíba, isto deveria concorrer para o número de casos da doença.
“Precisamos lembrar a população que não basta o poder público se unir com agentes de endemias e mutirões de limpeza, se a população não cuidar de seus quintais e casas. A prevenção para a dengue ainda é o melhor remédio”, destacou o Prefeito Francisco da Silva, o Chico.
Daiane Cristina Campos coordenadora da UBS, revela que foram constatados dois casos importados de outro município.
Para ajudar nesse programa o controle de endemias é feito todos os dias. Anhanguera não tem registro algum de casos de dengue em 2019 e nem 2018, enquanto nos outros municípios da região sudeste, a situação é crítica.